Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O turnaround da Bunge nos anos 90

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Working_paper 15_globadvantage.pdf281.33 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A longevidade empresarial é um assunto central em estratégia empresarial. As empresas de maior longevidade são as que superaram a tendência para a inércia e para se concentrarem na replicação do que sempre fizeram e conseguem operar mudanças estratégicas profundas. Estas mudanças podem incluir a reconfiguração da sua carteira de competências e negócios e a passagem de testemunho para uma gestão profissional. Fazer as mudanças internas e recuperar descreve um processo de turnaround. Neste artigo ilustramos o processo de turnaround da Bunge Limited, na década de 90. Ultrapassadas as dificuldades a empresa assumiu a liderança mundial em diversos segmentos do agronegócio. O objetivo é compreender como as empresas se podem reestruturar e recuperar de crises, com um foco particular sobre como a empresa reconfigura a sua carteira de negócios e de recursos, identifica os elementos estratégicos e a forma como faz a alocação dos recursos. A fundamentação teórica se concentrou no processo de turnaround empresarial e nos recursos utilizados durante o processo, segundo a abordagem da RBV.

Description

Keywords

Estratégia Resource-Based View Turnaround Longevidade

Citation

SERRA, Fernando Ribeiro; FERREIRA, Manuel Portugal; CONTRIGIANE, Evandro - O turnaround da Bunge nos anos 90. globADVANTAGE Working Paper. N.º 15 (2008), p. 1-37.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Leiria. globADVANTAGE - Center of Research in Intenational Business & Strategy

CC License