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Abstract(s)
A longevidade empresarial é um assunto central em estratégia empresarial. As empresas de maior longevidade são as que superaram a tendência para a inércia e para se concentrarem na replicação do que sempre fizeram e
conseguem operar mudanças estratégicas profundas. Estas mudanças podem incluir a reconfiguração da sua carteira de competências e negócios e a passagem de testemunho para uma gestão profissional. Fazer as
mudanças internas e recuperar descreve um processo de turnaround. Neste artigo ilustramos o processo de turnaround da Bunge Limited, na década de 90. Ultrapassadas as dificuldades a empresa assumiu a liderança mundial
em diversos segmentos do agronegócio. O objetivo é compreender como as empresas se podem reestruturar e recuperar de crises, com um foco particular sobre como a empresa reconfigura a sua carteira de negócios e
de recursos, identifica os elementos estratégicos e a forma como faz a alocação dos recursos. A fundamentação teórica se concentrou no processo de turnaround empresarial e nos recursos utilizados durante o processo,
segundo a abordagem da RBV.
Description
Keywords
Estratégia Resource-Based View Turnaround Longevidade
Citation
SERRA, Fernando Ribeiro; FERREIRA, Manuel Portugal; CONTRIGIANE, Evandro - O turnaround da Bunge nos anos 90. globADVANTAGE Working Paper. N.º 15 (2008), p. 1-37.
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria. globADVANTAGE - Center of Research in Intenational Business & Strategy