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- A strategy for evaluating feasible and unfeasible test cases for the evolutionary testing of object-oriented softwarePublication . Ribeiro, José Carlos Bregieiro; Zenha-Rela, Mário Alberto; Fernandéz de Vega, FranciscoEvolutionary Testing is an emerging methodology for automatically producing high quality test data. The focus of our on-going work is precisely on generating test data for the structural unit-testing of object-oriented Java programs. The primary objective is that of efficiently guiding the search process towards the definition of a test set that achieves full structural coverage of the test object. However, the state problem of object-oriented programs requires specifying carefully fine-tuned methodologies that promote the traversal of problematic structures and difficult control-flow paths - which often involves the generation of complex and intricate test cases, that define elaborate state scenarios. This paper proposes a methodology for evaluating the quality of both feasible and unfeasible test cases - i.e., those that are effectively completed and terminate with a call to the method under test, and those that abort prematurely because a runtime exception is thrown during test case execution. With our approach, unfeasible test cases are considered at certain stages of the evolutionary search, promoting diversity and enhancing the possibility of achieving full coverage.
- Língua portuguesa e matemática - linguagens em (des)uniãoPublication . Ferreira, Paula Cristina; Coelho, Manuela
- O turnaround da Bunge nos anos 90Publication . Serra, Fernando Ribeiro; Ferreira, Manuel Portugal; Contrigiane, EvandroA longevidade empresarial é um assunto central em estratégia empresarial. As empresas de maior longevidade são as que superaram a tendência para a inércia e para se concentrarem na replicação do que sempre fizeram e conseguem operar mudanças estratégicas profundas. Estas mudanças podem incluir a reconfiguração da sua carteira de competências e negócios e a passagem de testemunho para uma gestão profissional. Fazer as mudanças internas e recuperar descreve um processo de turnaround. Neste artigo ilustramos o processo de turnaround da Bunge Limited, na década de 90. Ultrapassadas as dificuldades a empresa assumiu a liderança mundial em diversos segmentos do agronegócio. O objetivo é compreender como as empresas se podem reestruturar e recuperar de crises, com um foco particular sobre como a empresa reconfigura a sua carteira de negócios e de recursos, identifica os elementos estratégicos e a forma como faz a alocação dos recursos. A fundamentação teórica se concentrou no processo de turnaround empresarial e nos recursos utilizados durante o processo, segundo a abordagem da RBV.
- A responsabilidade social no Brasil: o caso da cooperativa CocamarPublication . Serra, Fernando Ribeiro; Ferreira, Manuel Portugal; Teixeira, Wagner AlessandroNeste trabalho analisamos como a responsabilidade social e ambiental se inserem na estratégia da Cocamar – Cooperativa Agroindustrial de Maringá. O estudo do caso é apoiado em dados primários e secundários, em particular em entrevistas com os colaboradores da Cocamar diretamente envolvidos nos programas de responsabilidade social e ambiental. Ilustramos as mudanças organizacionais e dos valores culturais da cooperativa que suportam o leque de projetos sociais desenvolvidos junto à comunidade interna e externa. Concluimos com a análise de como a responsabilidade social corporativa se insere na estratégia das empresas, implicações para a teoria e a prática e sugestão de investigações futuras.
- Emergência do marketing nas instituições de ensino superior: um estudo exploratórioPublication . Nunes, Getúlio Tadeu; Lanzer, Edgar Augusto; Serra, Fernando Ribeiro; Ferreira, Manuel PortugalEste trabalho apresenta um estudo exploratório sobre o marketing nas universidades privadas e comunitárias brasileiras. Analisa o cenário competitivo do ensino superior brasileiro, para demonstrar que a utilização de estratégias de marketing é um fator crítico de sucesso para essas organizações. As barreiras contra o marketing nas universidades necessitam cair para fazer face a rápida mudança no ambiente competitivo, como a queda da demanda associada à multiplicação de novos concorrentes. Neste trabalho discutimos o cenário atual enolvendo as IES e estipulando como as estratégias de marketing poderão ser utilizadas. É feita uma revisão teórica sobre o marketing sempre em paralelo com a análise e contextualização para organizações universitárias.