Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A autonomia e o pensamento crítico – práticas pedagógicas realizadas num contexto de educação a distância

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo pretende descrever as práticas pedagógicas concretizadas na UC de Expressão Plástica do curso de Educação Básica, regime EaD, da ESECS – IPLeiria. As metodologias adotadas visam o estímulo de atitudes de autonomia e do pensamento crítico e incluem experiências de criação com a linguagem plástica, a interação nos fóruns de discussão; a realização de pesquisas visuais e diários gráficos; a elaboração de mind maps; e a construção de wikis onde os estudantes «expõem» as suas produções plásticas e refletem sobre as mesmas construindo assim uma «galeria» pessoal. Com estas experiências de aprendizagem, o aluno: apropria-se de uma linguagem para a expressão e comunicação das suas ideias e emoções; relaciona os conteúdos com o seu próprio conhecimento e experiência; «lê» e posiciona-se criticamente perante diversas manifestações artísticas; revê as tarefas e toma consciência dos seus procedimentos e decisões; observa, identifica problemas e cria e avalia soluções; reflete, questionando-se a si próprio e aos seus pares, desenvolvendo e afirmando os seus pontos de vista em relação aos temas em discussão e ao processo expressivo e criativo.

Description

Keywords

Autonomia Educação a distância Pensamento crítico

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior

CC License