Repository logo
 
Publication

Estudos de mercado e análise de dados: o caso da EST, S.A

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorVitorino, Liliana Coutinho
dc.contributor.authorRibeiro, Cristiana Filipa Pires
dc.date.accessioned2022-07-05T14:15:33Z
dc.date.available2022-07-05T14:15:33Z
dc.date.issued2022-05-06
dc.description.abstractUm estudo de mercado tem a finalidade de estudar os mercados, identificar as suas alterações, antecipar e prever as tendências de um determinado mercado e compreender as necessidades de clientes. A realização de um estudo pelas organizações promove o encontro de respostas a questões que permitem enriquecer e fortalecer as mesmas. As organizações têm vindo cada vez mais a investir em tecnologia para armazenar, recuperar, recolher e processar os dados, recorrendo aos sistemas de informação para uma melhor tomada de decisão. A gestão de qualidade de dados pode ser definida como o parâmetro entre os dados apresentadas por um sistema de informação e os dados no mundo real. Os dois problemas identificados na empresa foram a inexistente avaliação dos clientes perdidos e a falta de informação sobre os concursos ganhos e perdidos no sistema de BI da empresa. De forma a pôr em prática os conhecimentos adquiridos no curso, durante o período de estágio foram dadas respostas às lacunas da empresa. Assim, foi desenvolvido um questionário a fim de avaliar os clientes perdidos, ou seja, o porquê de a empresa perderem os orçamentos desses respetivos clientes, e foram introduzidos novos dados no sistema de Business Intelligence sobre os clientes ganhos e perdidos, por setor, área de negócio e mercados e, ainda, sobre as respostas dos clientes ao questionário. Estas ainda permitiram uma análise mais profunda através de tabelas de frequências, estatística descritiva, teste F e teste t, no software SPSS, no sentido de perceber se os preços da proposta são explicados por outras variáveis. O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologias e Gestão e em resultado do estágio desempenhado na empresa EST, S.A. durante 640 horas.pt_PT
dc.identifier.tid203032624pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7332
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstudos de mercadopt_PT
dc.subjectDadospt_PT
dc.subjectBusiness Intelligencept_PT
dc.subjectESTpt_PT
dc.titleEstudos de mercado e análise de dados: o caso da EST, S.Apt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório+de+Estágio_2201550_Cristiana+Filipa+Pires+Ribeiro_com_correções_formais.pdf
Size:
2.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: