Repository logo
 
Publication

Educar para os direitos humanos: uma vivência de intervenção socioeducativa e artística entre pares

dc.contributor.authorSousa, Jenny Gil
dc.contributor.authorMadureira, Cristiana Pizarro
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Ferreira da
dc.contributor.authorDias, Sara Isabel Silva
dc.date.accessioned2024-10-22T11:07:10Z
dc.date.available2024-10-22T11:07:10Z
dc.date.issued2024-08-22
dc.date.updated2024-10-16T14:58:23Z
dc.description.abstractEste texto tem como temática principal a educação para os direitos humanos, centrando-se numa experiência de intervenção socioeducativa desenvolvida por estudantes de uma instituição de ensino superior e alunos de uma escola secundária, situadas na região centro de Portugal. No trabalho que aqui se apresenta, discute-se a importância de ações de educação para os direitos humanos, enquadradas numa visão transformadora da educação, em que se valoriza a educação entre pares desenvolvida em articulação com instituições da comunidade. Deste modo, procurou-se dar resposta à seguinte questão de investigação: em que medida a intervenção socioeducativa entre pares pode contribuir para a educação para os direitos humanos? Para dar resposta a esta questão, foi utilizado como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário, aplicado aos estudantes e aos alunos que participaram na intervenção socioeducativa. Como principais conclusões destaca-se que esta experiência de educação entre pares, que decorreu apoiada em linguagens artísticas, proporcionou aos alunos da escola secundária ganhos substanciais na aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como, a construção de uma maior capacidade reflexiva e crítica. Por seu lado, os jovens estudantes do ensino superior reconheceram a importância desta ação na construção do seu saber-fazer, especialmente no âmbito da promoção da educação para os direitos humanos, mas também ao nível do saber-ser, enquanto cidadãos mais esclarecidos e interventivos. Por fim, é de destacar que tanto os jovens alunos como os jovens estudantes reconheceram que a utilização destas metodologias de intervenção socioeducativa possibilita a criação de espaços de educação e de empoderamento, imprescindíveis na construção de uma sociedade mais justa.pt_PT
dc.description.abstractThis text primarily focuses on human rights education, centring on an experience of socio-educational intervention developed by students from a higher education institution and pupils from a secondary school, both located in the central region of Portugal. The work presented here highlights the importance of human rights education actions framed within a transformative vision of education, where peer education developed in a network with community institutions is valued. Thus, the research sought to answer the following question: to what extent can peer socio educational intervention contribute to human rights education? To answer this question, a questionnaire survey was used as a data collection instrument, applied to the students and pupils who participated in the socio educational intervention. The main conclusions emphasise that this peer education experience, supported by artistic languages, provided secondary school pupils with substantial gains in acquiring knowledge and skills, as well as the development of a greater capacity for reflection and critical positioning. On the other hand, the higher education students acknowledged the importance of this action in building their know-how, especially in the promotion of human rights education, but also in terms of know-being, as more enlightened and active citizens. Finally, it is noteworthy that both the young pupils and the young students recognised that the use of these socio-educational intervention methodologies allows for the creation of educational and empowerment spaces, which are essential in building a fairer society.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSousa , J. G., Madureira, C. P., Silva, P. F. da, & Dias, S. I. S. (2024). EDUCAR PARA OS DIREITOS HUMANOS: UMA VIVÊNCIA DE INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA E ARTÍSTICA ENTRE PARES. Revista Conhecimento Online, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3857pt_PT
dc.identifier.doi10.25112/rco.v2.3857pt_PT
dc.identifier.issn2176-8501
dc.identifier.slugcv-prod-4170643
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10189
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Feevalept_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3857pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLinguagens artísticaspt_PT
dc.subjectIntervenção socioeducativapt_PT
dc.subjectEducação entre parespt_PT
dc.subjectDireitos humanospt_PT
dc.subjectHuman rightspt_PT
dc.subjectArtistic languagespt_PT
dc.subjectSocio-educational interventionpt_PT
dc.subjectPeer educationpt_PT
dc.titleEducar para os direitos humanos: uma vivência de intervenção socioeducativa e artística entre parespt_PT
dc.title.alternativeEducating for human rights: an experience of socio-educational and artistic intervention among peerspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage153pt_PT
oaire.citation.startPage132pt_PT
oaire.citation.titleRevista Conhecimento Onlinept_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameSousa
person.familyNameMadureira
person.givenNameJenny
person.givenNameCristiana de Sousa Pizarro Bravo
person.identifier.ciencia-idD718-1B53-F947
person.identifier.ciencia-idAB15-05C5-5A18
person.identifier.orcid0000-0003-1626-6746
person.identifier.orcid0000-0002-2167-849X
rcaap.cv.cienciaidD718-1B53-F947 | Jenny Sousa
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9f97303b-d3c8-40b2-b90a-6d048a1d8e19
relation.isAuthorOfPublication4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
3857-Texto_do_artigo-11023-1-10-20240822.pdf
Size:
3.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: