Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA E O BARROCO MINEIRO: UM RECURSO DIDÁTICO ACESSÍVEL, UM E-BOOK EM MULTIFORMATO

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
10444-Texto_do_artigo-39523-1-10-20251128.pdf827.6 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O estudo aborda a criação de um e-book em multiformato sobre Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), com o objetivo de tornar o conhecimento histórico e cultural acessível a diferentes públicos. A pesquisa demonstra a eficiência da produção de materiais acessíveis por meio da integração de audiodescrição, legendas e textos alternativos, garantindo a inclusão de pessoas com deficiência. A metodologia baseia-se em uma revisão bibliográfica narrativa para identificar e aplicar diretrizes de acessibilidade digital. Durante a confecção do e-book, recursos tecnológicos foram incorporados para garantir a acessibilidade de leitores com deficiência visual e auditiva. Os resultados destacam a importância do acesso equitativo à literatura infantil e ao aprendizado da História, evidenciando o impacto positivo das tecnologias assistivas na educação. O estudo conclui que a criação de materiais acessíveis fortalece a inclusão no ambiente escolar e reafirma o direito de todos à informação e ao conhecimento
The study addresses the creation of a multi-format e-book about Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), with the aim of making historical and cultural knowledge accessible to different audiences. The research demonstrates the efficiency of producing accessible materials through the integration of audio description, subtitles and alternative texts, ensuring the inclusion of people with disabilities. The methodology is based on a narrative bibliographic review to identify and apply digital accessibility guidelines. During the creation of the e-book, technological resources were incorporated to ensure accessibility for readers with visual and hearing disabilities. The results highlight the importance of equitable access to children’s literature and learning about history, evidencing the positive impact of assistive technologies on education. The study concludes that the creation of accessible materials strengthens inclusion in the school environment and reaffirms everyone’s right to information and knowledge

Description

Keywords

Tecnologias Assistivas. Inclusão. Acessibilidade História. Assistive Technologies Inclusion Accessibility History.

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Humanidades & Inovação