Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorViana, Ana Sofia da Costa
dc.contributor.authorLuís, Helena Cristina Leal
dc.date.accessioned2017-12-11T16:28:00Z
dc.date.available2017-12-11T16:28:00Z
dc.date.issued2017-11-08
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi desenvolvido após a realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira. O estágio teve lugar nos hotéis Lux Fátima e Lux Fátima Park, em Fátima, que pertencem ao recente grupo hoteleiro português Lux Hotels. O estágio teve início em outubro de 2014 e terminou em maio de 2015, e possibilitou a passagem pelos departamentos de Front-office, Housekeeping e Recursos Humanos. O principal objetivo deste relatório é descrever as funções e tarefas realizadas ao longo do estágio, os conhecimentos e competências adquiridas, as principais contribuições dadas a cada departamento, sugestões de melhoria, e ainda apresentar uma proposta de análise da satisfação no trabalho dos colaboradores. Todos estes aspetos considerados em conjunto com a caraterização do grupo hoteleiro e das unidades de acolhimentos, contribuem para um melhor entendimento de todo o trabalho desenvolvido. A análise da satisfação dos colaboradores, surge como tema para o desafio de estágio, na sequência da observação e posterior identificação de algumas dificuldades na atração e retenção de recursos humanos qualificados, competentes e capazes de proporcionar um serviço de excelência. De forma a aprofundar o tema desenvolvido e a sustentar teoricamente a proposta apresentada, foi feita uma pesquisa e análise de várias referências bibliográficas subjacentes a esta temática, e que se encontra refletida na revisão da literatura. Com base na informação recolhida, foi elaborada uma ferramenta, um questionário, cujo propósito é o de proceder à consulta e recolha de informação junto dos colaboradores que permita fazer a avaliação do seu grau de satisfação no trabalho. Apesar dos evidentes benefícios na implementação de um sistema de análise e avaliação da satisfação dos colaboradores, com reflexo no aumento da produtividade, na melhoria da qualidade do serviço prestado e consequentemente nos resultados da empresa, não foi possível executar na prática a proposta apresentada, pelo que a validade e eficácia desta ferramenta não foi testada.pt_PT
dc.identifier.tid201777746pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2890
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectTurismo Religiosopt_PT
dc.subjectGestão de Recursos Humanospt_PT
dc.subjectSatisfação no Trabalhopt_PT
dc.titleRelatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Direcção Hoteleirapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio_Lux Hotels_Helena Luís.pdf
Size:
4.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: