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Abstract(s)
O presente relatório de estágio foi desenvolvido após a realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira. O estágio teve lugar nos hotéis Lux Fátima e Lux Fátima Park, em Fátima, que pertencem ao recente grupo hoteleiro português Lux Hotels. O estágio teve início em outubro de 2014 e terminou em maio de 2015, e possibilitou a passagem pelos departamentos de Front-office, Housekeeping e Recursos Humanos.
O principal objetivo deste relatório é descrever as funções e tarefas realizadas ao longo do estágio, os conhecimentos e competências adquiridas, as principais contribuições dadas a cada departamento, sugestões de melhoria, e ainda apresentar uma proposta de análise da satisfação no trabalho dos colaboradores. Todos estes aspetos considerados em conjunto com a caraterização do grupo hoteleiro e das unidades de acolhimentos, contribuem para um melhor entendimento de todo o trabalho desenvolvido.
A análise da satisfação dos colaboradores, surge como tema para o desafio de estágio, na sequência da observação e posterior identificação de algumas dificuldades na atração e retenção de recursos humanos qualificados, competentes e capazes de proporcionar um serviço de excelência.
De forma a aprofundar o tema desenvolvido e a sustentar teoricamente a proposta apresentada, foi feita uma pesquisa e análise de várias referências bibliográficas subjacentes a esta temática, e que se encontra refletida na revisão da literatura. Com base na informação recolhida, foi elaborada uma ferramenta, um questionário, cujo propósito é o de proceder à consulta e recolha de informação junto dos colaboradores que permita fazer a avaliação do seu grau de satisfação no trabalho.
Apesar dos evidentes benefícios na implementação de um sistema de análise e avaliação da satisfação dos colaboradores, com reflexo no aumento da produtividade, na melhoria da qualidade do serviço prestado e consequentemente nos resultados da empresa, não foi possível executar na prática a proposta apresentada, pelo que a validade e eficácia desta ferramenta não foi testada.
Description
Keywords
Hotelaria Turismo Religioso Gestão de Recursos Humanos Satisfação no Trabalho
