Repository logo
 
Publication

Turismo Cinematográfico Remoto: aplicação prática no contexto português

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Nuno Miguel Castanheira
dc.contributor.authorNeves, Isa Mara Mendes
dc.date.accessioned2021-11-16T17:02:17Z
dc.date.available2021-11-16T17:02:17Z
dc.date.issued2021-09-07
dc.description.abstractO presente trabalho de projeto foi dividido em duas partes. A primeira parte apresenta um estudo sobre turismo cinematográfico pretendendo avaliar o impacto dos filmes na atratividade dos destinos turísticos, nomeadamente na intenção de visita dos espectadores, dando origem à pergunta de partida: Qual o filme/país que desperta maior interesse nos visitantes e poderá posteriormente ser apresentado como exemplo a usar na conceção do projeto? Para a realização deste estudo foram selecionados dois destinos representados em três sagas do género fantasia com grande êxito e legião de fãs: Reino Unido e os filmes Harry Potter e a Nova Zelândia e as sagas O Senhor dos Anéis e O Hobbit, onde os participantes tiveram oportunidade de visualizar dois vídeos promocionais (um para cada destino/saga) selecionados previamente. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foi um estudo EEG (eletroencefalografia) onde foram analisadas seis variáveis (envolvimento, stresse, interesse, foco, entusiasmo e relaxamento), um questionário e um inquérito. A amostra do estudo foi constituída por um total de quinze indivíduos. Os resultados demonstraram que existe uma relação forte entre todas as variáveis e o destino elegido para uma experiência turística remota foi a Nova Zelândia e as sagas O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Uma vez dada resposta à pergunta de partida entramos na segunda parte: a aplicação prática no contexto português da experiência turística remota. Para esse efeito é feito um roteiro, assim como uma descrição detalhada dos recursos necessários à implementação da mesma. Por último, é apresentado um plano de marketing e todas as fases inerentes ao mesmo.pt_PT
dc.identifier.tid202790312pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6334
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectturismo cinematográficopt_PT
dc.subjectturismo remotopt_PT
dc.subjectmarketing turísticopt_PT
dc.subjectneuromarketingpt_PT
dc.subjectEEGpt_PT
dc.titleTurismo Cinematográfico Remoto: aplicação prática no contexto portuguêspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Promoção Turísticapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Projeto de Mestrado(Versão Final) (3).pdf
Size:
4.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: