Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a prática pedagógica: Estratégias pedagógicas de como lidar com a birra

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.advisorLeal, Rita Alexandra Bettencourt
dc.contributor.authorCunha, Jessica Elisabeth Teixeira da
dc.date.accessioned2016-04-04T14:32:36Z
dc.date.available2016-04-04T14:32:36Z
dc.date.issued2015-05-25
dc.description.abstractEste relatório diz respeito à componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, este está dividido em duas partes, nomeadamente, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, encontra-se uma reflexão crítica sobre as minhas vivências mais significativas ao longo do mestrado, nomeadamente nos contextos de creche, jardim-de-infância e 1.º Ciclo (1.º e 3.º ano), fazendo referência às minhas aprendizagens, dificuldades, aspetos a melhorar e ao profissional que ambiciono ser, futuramente. Na segunda parte, encontra-se presente a minha investigação sobre a temática das birras, realizada em contexto de jardim-de-infância. Compreender o porquê das crianças nesta faixa etária fazerem tantas birras e definir estratégias que podem ser utilizadas pelo educador de infância na sua ação educativa para gerir estas situações de birras, são os principais objetivos da investigação desenvolvida. Para tal, procedeu-se à realização de um estudo de caso baseado num paradigma qualitativo, sendo as técnicas de recolha de dados selecionadas a observação, a análise documental e o inquérito por entrevista. Os principais resultados obtidos parecem evidenciar que nenhuma estratégia resulta a longo prazo, uma vez que, a criança, a deixa de achar credível. Assim, existem várias estratégias que o educador de infância pode utilizar em situação de birra, nomeadamente, dialogar com a criança que está a fazer birra, atribuir consequências (positivas ou negativas) e fazer uma pausa, para que a criança possa refletir sobre as suas atitudes. No entanto, será fundamental dar, primeiramente, um aviso verbal à criança, antes de proceder à utilização de qualquer outra estratégia.pt_PT
dc.identifier.tid201109271
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1734
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectBirraspt_PT
dc.subjectEducadores de Infânciapt_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.titleRefletindo sobre a prática pedagógica: Estratégias pedagógicas de como lidar com a birrapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final.pdf
Size:
1.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: