Publication
Refletindo sobre a prática pedagógica: Estratégias pedagógicas de como lidar com a birra
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
dc.contributor.advisor | Leal, Rita Alexandra Bettencourt | |
dc.contributor.author | Cunha, Jessica Elisabeth Teixeira da | |
dc.date.accessioned | 2016-04-04T14:32:36Z | |
dc.date.available | 2016-04-04T14:32:36Z | |
dc.date.issued | 2015-05-25 | |
dc.description.abstract | Este relatório diz respeito à componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, este está dividido em duas partes, nomeadamente, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, encontra-se uma reflexão crítica sobre as minhas vivências mais significativas ao longo do mestrado, nomeadamente nos contextos de creche, jardim-de-infância e 1.º Ciclo (1.º e 3.º ano), fazendo referência às minhas aprendizagens, dificuldades, aspetos a melhorar e ao profissional que ambiciono ser, futuramente. Na segunda parte, encontra-se presente a minha investigação sobre a temática das birras, realizada em contexto de jardim-de-infância. Compreender o porquê das crianças nesta faixa etária fazerem tantas birras e definir estratégias que podem ser utilizadas pelo educador de infância na sua ação educativa para gerir estas situações de birras, são os principais objetivos da investigação desenvolvida. Para tal, procedeu-se à realização de um estudo de caso baseado num paradigma qualitativo, sendo as técnicas de recolha de dados selecionadas a observação, a análise documental e o inquérito por entrevista. Os principais resultados obtidos parecem evidenciar que nenhuma estratégia resulta a longo prazo, uma vez que, a criança, a deixa de achar credível. Assim, existem várias estratégias que o educador de infância pode utilizar em situação de birra, nomeadamente, dialogar com a criança que está a fazer birra, atribuir consequências (positivas ou negativas) e fazer uma pausa, para que a criança possa refletir sobre as suas atitudes. No entanto, será fundamental dar, primeiramente, um aviso verbal à criança, antes de proceder à utilização de qualquer outra estratégia. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201109271 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1734 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Birras | pt_PT |
dc.subject | Educadores de Infância | pt_PT |
dc.subject | Jardim de Infância | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a prática pedagógica: Estratégias pedagógicas de como lidar com a birra | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |