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Abstract(s)
Este relatório diz respeito à componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, este está dividido em duas partes, nomeadamente, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa.
Na primeira parte, encontra-se uma reflexão crítica sobre as minhas vivências mais significativas ao longo do mestrado, nomeadamente nos contextos de creche, jardim-de-infância e 1.º Ciclo (1.º e 3.º ano), fazendo referência às minhas aprendizagens, dificuldades, aspetos a melhorar e ao profissional que ambiciono ser, futuramente.
Na segunda parte, encontra-se presente a minha investigação sobre a temática das birras, realizada em contexto de jardim-de-infância. Compreender o porquê das crianças nesta faixa etária fazerem tantas birras e definir estratégias que podem ser utilizadas pelo educador de infância na sua ação educativa para gerir estas situações de birras, são os principais objetivos da investigação desenvolvida. Para tal, procedeu-se à realização de um estudo de caso baseado num paradigma qualitativo, sendo as técnicas de recolha de dados selecionadas a observação, a análise documental e o inquérito por entrevista. Os principais resultados obtidos parecem evidenciar que nenhuma estratégia resulta a longo prazo, uma vez que, a criança, a deixa de achar credível. Assim, existem várias estratégias que o educador de infância pode utilizar em situação de birra, nomeadamente, dialogar com a criança que está a fazer birra, atribuir consequências (positivas ou negativas) e fazer uma pausa, para que a criança possa refletir sobre as suas atitudes. No entanto, será fundamental dar, primeiramente, um aviso verbal à criança, antes de proceder à utilização de qualquer outra estratégia.
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Keywords
Educação Pré-escolar Birras Educadores de Infância Jardim de Infância