Publication
Ciência, teoria social contemporânea e educação
dc.contributor.author | Vieira, Ricardo | |
dc.contributor.author | Vieira, Ana Maria | |
dc.date.accessioned | 2016-08-01T14:28:27Z | |
dc.date.available | 2016-08-01T14:28:27Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Os modelos científicos vigentes acabam por refletirem sempre nas práticas escolares, nas pedagogias dominantes, na educação. O objetivo principal deste ensaio é correlacionar os paradigmas científicos com os paradigmas pedagógicos e mostrar como, em parte, “somos filhos de Descartes”. Foi com ele que aprendemos o que era a ciência, o método científico, no singular, e a objetividade como valor sagrado da ciência. Foi o seu Discurso do Método que marcou a ciência do século XX e, também, a pedagogia escolar e a educação em geral. Aprendemos a pensar com a cabeça e não com o coração; desumanizamos, desantropomorfizamos a ciência, o que teve efeitos diretos na educação, essencialmente durante toda a primeira metade do século XX. As Ciências da Educação são assim, a nosso ver, no seu início, mais filhas das ciências experimentais e naturais do que das próprias ciências humanas e sociais. De resto, também elas buscavam para si o estatuto de ciências, procurando generalizar o por vezes não generalizável; procurando leis em que imperam a especificidade e a idiossincrasia do humano. Então, o positivismo do século XIX e do início do século XX, que marca as Ciências Sociais e as Ciências da Educação, que se recusam a ser subjetivas, a serem simplesmente humanas, e, logo, não científicas, vigorou e vigora, ainda, na ciência e na educação. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Vieira, Ricardo & Vieira, Ana (2015). "Ciência, Teoria Social Contemporânea e Educação". Signos, Vol.º 36, N.º 1, pp. 9-29, ISSN 1413-0416. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1413-0416 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2064 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1427/746 | pt_PT |
dc.subject | Paradigmas científicos | pt_PT |
dc.subject | Objetividade e subjetividade | pt_PT |
dc.subject | Teoria social e educação | pt_PT |
dc.subject | Cultura | pt_PT |
dc.subject | Etnografia de contextos educativos | pt_PT |
dc.subject | Compreensão e explicação | pt_PT |
dc.title | Ciência, teoria social contemporânea e educação | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
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oaire.fundingStream | 5876 | |
person.familyName | Manuel Neves Vieira | |
person.familyName | Maria de Sousa Neves Vieira | |
person.givenName | Ricardo | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier.ciencia-id | A710-8699-2BCF | |
person.identifier.ciencia-id | 0C16-8869-1661 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1529-1296 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3976-6359 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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