Repository logo
 
Publication

Ciência, teoria social contemporânea e educação

dc.contributor.authorVieira, Ricardo
dc.contributor.authorVieira, Ana Maria
dc.date.accessioned2016-08-01T14:28:27Z
dc.date.available2016-08-01T14:28:27Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractOs modelos científicos vigentes acabam por refletirem sempre nas práticas escolares, nas pedagogias dominantes, na educação. O objetivo principal deste ensaio é correlacionar os paradigmas científicos com os paradigmas pedagógicos e mostrar como, em parte, “somos filhos de Descartes”. Foi com ele que aprendemos o que era a ciência, o método científico, no singular, e a objetividade como valor sagrado da ciência. Foi o seu Discurso do Método que marcou a ciência do século XX e, também, a pedagogia escolar e a educação em geral. Aprendemos a pensar com a cabeça e não com o coração; desumanizamos, desantropomorfizamos a ciência, o que teve efeitos diretos na educação, essencialmente durante toda a primeira metade do século XX. As Ciências da Educação são assim, a nosso ver, no seu início, mais filhas das ciências experimentais e naturais do que das próprias ciências humanas e sociais. De resto, também elas buscavam para si o estatuto de ciências, procurando generalizar o por vezes não generalizável; procurando leis em que imperam a especificidade e a idiossincrasia do humano. Então, o positivismo do século XIX e do início do século XX, que marca as Ciências Sociais e as Ciências da Educação, que se recusam a ser subjetivas, a serem simplesmente humanas, e, logo, não científicas, vigorou e vigora, ainda, na ciência e na educação.pt_PT
dc.identifier.citationVieira, Ricardo & Vieira, Ana (2015). "Ciência, Teoria Social Contemporânea e Educação". Signos, Vol.º 36, N.º 1, pp. 9-29, ISSN 1413-0416.pt_PT
dc.identifier.issn1413-0416
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2064
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1427/746pt_PT
dc.subjectParadigmas científicospt_PT
dc.subjectObjetividade e subjetividadept_PT
dc.subjectTeoria social e educaçãopt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectEtnografia de contextos educativospt_PT
dc.subjectCompreensão e explicaçãopt_PT
dc.titleCiência, teoria social contemporânea e educaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT
oaire.fundingStream5876
person.familyNameManuel Neves Vieira
person.familyNameMaria de Sousa Neves Vieira
person.givenNameRicardo
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-idA710-8699-2BCF
person.identifier.ciencia-id0C16-8869-1661
person.identifier.orcid0000-0003-1529-1296
person.identifier.orcid0000-0002-3976-6359
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione78e4f1a-73e5-4ae7-98c1-98fe45e389a0
relation.isAuthorOfPublication3d3f1a79-2f07-47c7-9e74-4deffe9fd254
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3d3f1a79-2f07-47c7-9e74-4deffe9fd254
relation.isProjectOfPublication9ebd10f7-b222-4c84-8a21-2f279a74bc9d
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery9ebd10f7-b222-4c84-8a21-2f279a74bc9d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
cienciateoriasocialcontemporanea.pdf
Size:
249.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: