Publication
Refletindo sobre as minhas práticas pedagógicas. A aprendizagem dos conceitos de área e perímetro através de uma sequência de tarefas no 3.º ano de escolaridade
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Menino, Hugo Alexandre Lopes | |
| dc.contributor.author | Farinha, Soraia Filipa Antunes | |
| dc.date.accessioned | 2023-01-27T14:21:55Z | |
| dc.date.available | 2023-01-27T14:21:55Z | |
| dc.date.issued | 2022-10-31 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, frequentado nos anos letivos 2020/2021 e 2021/2022. Este está organizado em duas partes, sendo que a primeira procura refletir sobre as vivências e aprendizagens nas Práticas Pedagógicas, intitulada de “Dimensão Reflexiva” e a segunda, a “Dimensão Investigativa”, apresenta um estudo realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade. A Dimensão Reflexiva espelha o meu percurso como professora de 1.º CEB e 2.º CEB nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais, refletindo sobre alguns aspetos que se tornaram relevantes ao longo do desenvolvimento das quatro Práticas Pedagógicas. A Dimensão Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma de 3.º ano do 1.º CEB e procura descrever como se desenvolvem as aprendizagens dos conceitos de área e perímetro, no contexto de uma sequência de tarefas planificada intencionalmente. Os resultados obtidos evidenciam o papel das tarefas implementadas no desenvolvimento, em espiral, de conhecimentos e capacidades, envolvendo o uso dos dois conceitos. Os alunos revelam dificuldades ao nível da compreensão dos conceitos de área e perímetro e sua na distinção, no contexto de situações problemáticas, bem como na interpretação dos enunciados das tarefas. As tarefas permitem estabelecer conexões internas diversificadas entre diferentes domínios da matemática, tais como: a medida, a geometria, os números e operações e a álgebra. Por fim, há evidências de que uma sequência de tarefas da natureza da que foi implementada se revela útil na aprendizagem destes dois conceitos. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203220340 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8070 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Conexões | pt_PT |
| dc.subject | Sequência de Tarefas | pt_PT |
| dc.subject | Perímetro | pt_PT |
| dc.subject | Medida | pt_PT |
| dc.subject | Área | pt_PT |
| dc.title | Refletindo sobre as minhas práticas pedagógicas. A aprendizagem dos conceitos de área e perímetro através de uma sequência de tarefas no 3.º ano de escolaridade | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório Final - Soraia Farinha_ 1.ºCEB e MCN.2.ºCEB.pdf
- Size:
- 3.57 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
