Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre as minhas práticas pedagógicas. A aprendizagem dos conceitos de área e perímetro através de uma sequência de tarefas no 3.º ano de escolaridade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMenino, Hugo Alexandre Lopes
dc.contributor.authorFarinha, Soraia Filipa Antunes
dc.date.accessioned2023-01-27T14:21:55Z
dc.date.available2023-01-27T14:21:55Z
dc.date.issued2022-10-31
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, frequentado nos anos letivos 2020/2021 e 2021/2022. Este está organizado em duas partes, sendo que a primeira procura refletir sobre as vivências e aprendizagens nas Práticas Pedagógicas, intitulada de “Dimensão Reflexiva” e a segunda, a “Dimensão Investigativa”, apresenta um estudo realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade. A Dimensão Reflexiva espelha o meu percurso como professora de 1.º CEB e 2.º CEB nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais, refletindo sobre alguns aspetos que se tornaram relevantes ao longo do desenvolvimento das quatro Práticas Pedagógicas. A Dimensão Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma de 3.º ano do 1.º CEB e procura descrever como se desenvolvem as aprendizagens dos conceitos de área e perímetro, no contexto de uma sequência de tarefas planificada intencionalmente. Os resultados obtidos evidenciam o papel das tarefas implementadas no desenvolvimento, em espiral, de conhecimentos e capacidades, envolvendo o uso dos dois conceitos. Os alunos revelam dificuldades ao nível da compreensão dos conceitos de área e perímetro e sua na distinção, no contexto de situações problemáticas, bem como na interpretação dos enunciados das tarefas. As tarefas permitem estabelecer conexões internas diversificadas entre diferentes domínios da matemática, tais como: a medida, a geometria, os números e operações e a álgebra. Por fim, há evidências de que uma sequência de tarefas da natureza da que foi implementada se revela útil na aprendizagem destes dois conceitos.pt_PT
dc.identifier.tid203220340pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8070
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConexõespt_PT
dc.subjectSequência de Tarefaspt_PT
dc.subjectPerímetropt_PT
dc.subjectMedidapt_PT
dc.subjectÁreapt_PT
dc.titleRefletindo sobre as minhas práticas pedagógicas. A aprendizagem dos conceitos de área e perímetro através de uma sequência de tarefas no 3.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final - Soraia Farinha_ 1.ºCEB e MCN.2.ºCEB.pdf
Size:
3.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: