| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 3.57 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o
meu percurso no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e
Ciências Naturais no 2.º CEB, frequentado nos anos letivos 2020/2021
e 2021/2022. Este está organizado em duas partes, sendo que a primeira
procura refletir sobre as vivências e aprendizagens nas Práticas
Pedagógicas, intitulada de “Dimensão Reflexiva” e a segunda, a
“Dimensão Investigativa”, apresenta um estudo realizado numa turma
de 3.º ano de escolaridade.
A Dimensão Reflexiva espelha o meu percurso como professora de 1.º
CEB e 2.º CEB nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais,
refletindo sobre alguns aspetos que se tornaram relevantes ao longo do
desenvolvimento das quatro Práticas Pedagógicas.
A Dimensão Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma
de 3.º ano do 1.º CEB e procura descrever como se desenvolvem as
aprendizagens dos conceitos de área e perímetro, no contexto de uma
sequência de tarefas planificada intencionalmente. Os resultados
obtidos evidenciam o papel das tarefas implementadas no
desenvolvimento, em espiral, de conhecimentos e capacidades,
envolvendo o uso dos dois conceitos. Os alunos revelam dificuldades
ao nível da compreensão dos conceitos de área e perímetro e sua na
distinção, no contexto de situações problemáticas, bem como na
interpretação dos enunciados das tarefas. As tarefas permitem
estabelecer conexões internas diversificadas entre diferentes domínios
da matemática, tais como: a medida, a geometria, os números e
operações e a álgebra. Por fim, há evidências de que uma sequência de
tarefas da natureza da que foi implementada se revela útil na
aprendizagem destes dois conceitos.
Description
Keywords
Conexões Sequência de Tarefas Perímetro Medida Área
