Publication
Avaliação qualitativa do ProLearn4ALL: um projeto de investigação baseado na resolução de problemas
dc.contributor.author | Mangas, Catarina | |
dc.contributor.author | Freire, Carla | |
dc.contributor.author | Santos, Olga | |
dc.date.accessioned | 2020-12-16T16:11:22Z | |
dc.date.available | 2020-12-16T16:11:22Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.date.updated | 2020-12-13T14:48:46Z | |
dc.description.abstract | O ProLearn4ALL – Maletas Pedagógicas para TODOS é um projeto que tem como principal propósito a criação de recursos lúdico-pedagógicos acessíveis a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de as sensibilizar para a diferença e, em particular, para os quatro domínios da deficiência (intelectual, motora, auditiva e visual). Este tem a particularidade de incluir, na sua equipa de trabalho, diversos elementos, não só docentes e investigadores, mas também estudantes de diferentes níveis do Ensino Superior (Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas e Mestrados) que são confrontados com uma sequência de questões para as quais têm de encontrar respostas e soluções válidas. A aprendizagem e investigação baseada em problemas tornaram-se, portanto, as estratégias seguidas ao longo deste trabalho, estratégias estas que implicam uma avaliação sistemática. A avaliação de todo o processo, desde a fase de planificação à implementação, encontra-se descrita neste artigo, refletindo-se sobre as opções tomadas ao nível dos instrumentos e técnicas a aplicar. Estando este projeto em desenvolvimento, espera-se que os resultados desta avaliação permitam compreender as repercussões do projeto nos conhecimentos e atitudes dos estudantes do Ensino Superior, mas também o impacte do mesmo em turmas do Ensino Básico, que incluem crianças com e sem deficiência, e dos seus respetivos professores. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1645-7250 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-2110452 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5231 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Prolearn4all | pt_PT |
dc.subject | Avaliação qualitativa | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Recursos lúdico-pedagógicos | pt_PT |
dc.title | Avaliação qualitativa do ProLearn4ALL: um projeto de investigação baseado na resolução de problemas | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 62 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 47 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Lusófona de Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 44 | pt_PT |
person.familyName | Mangas | |
person.familyName | Freire | |
person.givenName | Catarina | |
person.givenName | Carla | |
person.identifier.ciencia-id | 0C17-9C71-90B7 | |
person.identifier.ciencia-id | 1F16-B11A-59F1 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0843-5861 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7557-9596 | |
rcaap.cv.cienciaid | 1F16-B11A-59F1 | Carla Sofia Costa Freire | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0932954c-9f62-4a12-a68c-f8258c49dcda | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0932954c-9f62-4a12-a68c-f8258c49dcda |