Publication
A composição musical coletiva na formação de professores generalistas: uma abordagem qualitativa e interpretativa
dc.contributor.author | Milhano, Sandrina | |
dc.date.accessioned | 2024-09-18T13:48:43Z | |
dc.date.available | 2024-09-18T13:48:43Z | |
dc.date.issued | 2024-09-13 | |
dc.date.updated | 2024-09-14T11:09:06Z | |
dc.description.abstract | Este estudo de natureza qualitativa e cunho interpretativo, aborda o tema da criação/composição musical na formação de professores generalistas. Analisa as fases da composição musical coletiva desenvolvidas ao longo de um programa de formação à luz dos processos de construção do conhecimento e da aprendizagem profissional dos professores generalistas, no domínio da música. O modelo formativo priorizou uma proposta pedagógica assente em processos de aprendizagem cooperativa baseada num desafio compositivo realizado em pequenos grupos. A proposta desenvolvida teve como intuito criar um ambiente de aprendizagem seguro, potencialmente rico em significados e que permitisse aos futuros professores relacioná-la com a sua estrutura prévia de sentidos, interesses e preferências estéticas e musicais. A concretização deste planejamento permitiu coletar e analisar dados de 15 portefólios de grupo e 58 reflexões individuais. Dois principais enfoques de investigação integram o processo analítico deste trabalho: identificar e refletir sobre as características dos processos de criação/composição coletiva desenvolvidos e compreender o que representa esta abordagem pedagógica para a prática pedagógica dos futuros professores. As implicações deste estudo visam contribuir para a reflexão e discussão dos processos de construção do conhecimento e da aprendizagem profissional dos professores generalistas no âmbito da criação/composição em música. | pt_PT |
dc.description.abstract | This study addresses the topic of musical creation and composition in the initial training of teachers. It focuses on the contribution of initial training for future professionals qualified to teach music in kindergarten and the first cycle of primary edu cation. It highlights its role in the more consistent and conscious development of strategic teaching actions to implement creative practices in schools. The phases of collective musical creation de veloped throughout a training program are analyzed in light of the processes of knowledge construction and professional learning of teachers in music. The training model is based on a pedagogical proposal structured in collaborative learning processes, centered on a compositional challenge carried out in small groups. The im plementation of this plan allowed for the collection and analysis of data from 15 group portfolios and 58 individual reflections. Two main research focuses are integrated into the analytical process of this work: identifying and reflecting on the characteristics of the developed collective creation/composition processes and unders tanding the pedagogical implications of this approach for the pe dagogical practice of future teachers. Implications of this study aim to contribute to the reflection and discussion of the processes of knowledge construction and professional learning of teachers in the music field of creation/composition. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | MILHANO, S. A composição musical coletiva na formação de professores generalistas: : uma abordagem qualitativa e interpretativa. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.79588. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/79588. | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.5216/mh.v24.79588 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2317-6776 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-4146167 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10052 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Federal de Goiás | pt_PT |
dc.relation | UIDB/05507/2020 | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.ufg.br/musica/article/view/79588 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Teacher training | pt_PT |
dc.subject | Music Education | pt_PT |
dc.subject | Criação Artística | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.subject | Educação artística | pt_PT |
dc.subject | Composition | pt_PT |
dc.title | A composição musical coletiva na formação de professores generalistas: uma abordagem qualitativa e interpretativa | pt_PT |
dc.title | Collective musical creation in initial teacher training: collaborative experiences in the construction of professional learning | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 26 | pt_PT |
oaire.citation.issue | e.79588 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Música Hodie | pt_PT |
oaire.citation.volume | 24 | pt_PT |
person.familyName | Milhano | |
person.givenName | Sandrina | |
person.identifier | https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=ozO1F0AAAAAJ | |
person.identifier.ciencia-id | 4E12-804B-3E3F | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6747-9472 | |
rcaap.cv.cienciaid | 4E12-804B-3E3F | Sandrina Milhano | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 07d14f14-c5c3-406f-b796-3be6dd4c351a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 07d14f14-c5c3-406f-b796-3be6dd4c351a |