| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 626.98 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho apresenta o Programa de Promoção de Competências pessoais e profissionais em Educação de infância (PPCppEi). Dirigido a jovens adultos, estudantes do Ensino Superior, o PPCppEi procura estimular o desenvolvimento do self (auto-conhecimento/auto-conceito/auto-estima), a comunicação interpessoal, a gestão da agenda pessoal, o trabalho em equipa, a resolução de problemas, a observação/avaliação, a planificação e a reflexão. Consolidando-se numa metodologia activa, este programa de intervenção psico-educativa visa o desenvolvimento de competências através de situações de aprendizagem contextualizadas e significativas. Ao longo de 10 sessões (20 horas de formação) presenciais e em grupo, os participantes vão sendo envolvidos em dinâmicas de grupo que visam a promoção do bem-estar e procuram fomentar aprendizagens sobre si e sobre o tipo de relações que estabelecem. As respostas que vão encontrando em equipa contribuem para o desenvolvimento do saber agir em contexto pessoal e (pré)profissional. Ancorando-se numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida, o PPCppEi assume-se como um instrumento facilitador do desenvolvimento e uma ferramenta de apoio psicológico no Ensino Superior.
Description
Keywords
Ensino superior Programa de intervenção Competências pessoais
Pedagogical Context
Citation
Dias, I. S. (2010). Promoção de Competências no Ensino Superior: dados de um programa de intervenção. (In)sucesso académico no ensino superior: factores e estratégias de intervenção. In A. Pereira, H. Castanheira, A.C. Melo, A.I. Ferreira, P. Vagos (Eds.), Actas do I Congresso nacional da RESAPES-AP: Apoio Psicológico no Ensino Superior: modelos e práticas (pp. 150-155).
