Publication
Ouvir e brincar com histórias
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Gamboa, Maria José Nascimento Silva | |
| dc.contributor.author | Mesquita, Nídia Alexandra Pereira | |
| dc.date.accessioned | 2022-05-17T12:36:27Z | |
| dc.date.available | 2022-05-17T12:36:27Z | |
| dc.date.issued | 2022-02-02 | |
| dc.description.abstract | O presente Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Através da reflexão, este relatório expõe todo o percurso e experiências vivenciadas em PPS e encontra-se divido em três partes. A Parte I é composta pela dimensão reflexiva nos três contextos de prática pedagógica, Creche, Jardim de Infância I e Jardim de infância II, e reflete todas as aprendizagens, desafios, propostas e algumas dificuldades que se revelaram fundamentais para este percurso de construção como Educadora de Infância. Na parte II é apresentado um estudo investigativo que tem por base o potencial formativo das histórias infantis e do jogo dramático na área da casinha. A área da casinha é um local que privilegia o jogo dramático e torna-se necessário que se dinamize esta área para que esta seja promotora de novas experiências e aprendizagens. Assim, através de uma investigação-ação, pretendeu-se perceber quais os contributos da introdução de objetos relacionados com as histórias infantis na área da casinha para a ampliação do jogo dramático que se desenvolve nesta área. De um modo geral, os dados obtidos indicam que a prática da leitura de histórias e o disponibilizar de objetos relacionados com a mesma na área da casinha, permitem a ampliação do jogo dramático, do vocabulário usado no mesmo e auxilia no surgimento de novas interações com objetos e pares. Por fim, a conclusão geral, onde é exposta uma breve reflexão acerca da construção deste relatório e das aprendizagens e desafios que se destacaram ao longo do mesmo. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203010957 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7155 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
| dc.subject | Jogo dramático | pt_PT |
| dc.subject | Brincar | pt_PT |
| dc.title | Ouvir e brincar com histórias | pt_PT |
| dc.title.alternative | Práticas de jogo dramático em Educação Pré-escolar | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório Final MEPE_NídiaMesquita_após correções formais.pdf
- Size:
- 1.91 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
