Publication
Um percurso reflexivo em Educação de Infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Correia, Sónia Cristina Lopes | |
dc.contributor.advisor | Kowalski, Maria Pereira | |
dc.contributor.author | Anjos, Inês Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2024-08-25T20:29:52Z | |
dc.date.available | 2024-08-25T20:29:52Z | |
dc.date.issued | 2024-07-23 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se dividido em três partes: a Parte I, onde surge a reflexão de Prática Pedagógica em Creche (rede privada) que ocorreu no ano letivo 2022/2023. A Parte II, onde consta a reflexão de Prática Pedagógica em Jardim de Infância (rede privada), que ocorreu no ano letivo 2022/2023. Nesta parte apresenta-se ainda um estudo que procurou escutar as crianças acerca da sua perceção sobre os espaços da instituição, através da metodologia photovoice. O mesmo foi desenvolvido com cinco crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. A natureza do presente estudo assenta numa investigação qualitativa, que se assume como um estudo-caso. Neste sentido, pretendeu-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: “Qual a perceção de cinco crianças entre os 4 e 5 anos de idade acerca dos espaços da instituição de Educação de Infância que frequentam?”. No decorrer do estudo, recorreu-se à observação direta participante, aos registos fotográficos e gravações de áudio, assim como alguns registos escritos num diário de bordo. O estudo sugere que as crianças consideram, com base nos seus próprios critérios de qualidade, que os espaços que frequentam e onde interagem com os outros, apresentam qualidade, embora pudessem ser modificados, de forma a melhorar a qualidade. A Parte III, corresponde à reflexão de Prática Pedagógica em Jardim de Infância (rede pública), que ocorreu no ano letivo 2023/2024. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203683781 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9925 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Espaços Educativos | pt_PT |
dc.subject | Photovoice | pt_PT |
dc.title | Um percurso reflexivo em Educação de Infância | pt_PT |
dc.title.alternative | a perceção da criança acerca da qualidade dos espaços institucionais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de PES_ Inês Cardoso Anjos.pdf
- Size:
- 5.39 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: