Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.39 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se dividido em três partes: a Parte I, onde surge a reflexão de Prática Pedagógica em Creche (rede privada) que ocorreu no ano letivo 2022/2023. A Parte II, onde consta a reflexão de Prática Pedagógica em Jardim de Infância (rede privada), que ocorreu no ano letivo 2022/2023. Nesta parte apresenta-se ainda um estudo que procurou escutar as crianças acerca da sua perceção sobre os espaços da instituição, através da metodologia photovoice. O mesmo foi desenvolvido com cinco crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. A natureza do presente estudo assenta numa investigação qualitativa, que se assume como um estudo-caso. Neste sentido, pretendeu-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: “Qual a perceção de cinco crianças entre os 4 e 5 anos de idade acerca dos espaços da instituição de Educação de Infância que frequentam?”.
No decorrer do estudo, recorreu-se à observação direta participante, aos registos fotográficos e gravações de áudio, assim como alguns registos escritos num diário de bordo. O estudo sugere que as crianças consideram, com base nos seus próprios critérios de qualidade, que os espaços que frequentam e onde interagem com os outros, apresentam qualidade, embora pudessem ser modificados, de forma a melhorar a qualidade.
A Parte III, corresponde à reflexão de Prática Pedagógica em Jardim de Infância (rede pública), que ocorreu no ano letivo 2023/2024.
Description
Keywords
Aprendizagem Creche Educação Pré-Escolar Espaços Educativos Photovoice