Repository logo
 
Publication

Promovendo experiências educativas conscientes, seguras e livres nos primeiros anos de vida: a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no quotidiano educativo.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
dc.contributor.advisorLuís, Joana Alexandra Soares de Freitas
dc.contributor.authorJesus, Maria José da Graça Figueiredo de
dc.date.accessioned2024-02-27T14:12:41Z
dc.date.available2024-02-27T14:12:41Z
dc.date.issued2023-12-13
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, frequentado no ano letivo de 2021/2022 e 2022/2023. Este documento, está dividido em três partes, sendo que em cada uma delas estão presentes capítulos e subcapítulos. Deste modo, pode referir-se que na Parte I, II e III se encontra a Dimensão Reflexiva e no capítulo IV da parte II se encontra a Dimensão Investigativa. A Dimensão Reflexiva reflete sobre as quatro Práticas Pedagógicas desenvolvidas no âmbito do mestrado. A mesma, evidencia as maiores aprendizagens e dificuldades, bem como as estratégias para ultrapassar as adversidades, cruzada com um aprofundamento teórico que sustentou modos de pensar e de agir. A Dimensão Investigativa apresenta assim, um estudo investigativo que procura compreender a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no Jardim de Infância. Os resultados obtidos demonstram qual a perspetiva das famílias e do educador de infância, espelhando uma clara comunicação entre ambos que permite uma diferente aceitação por parte das famílias face ao que emerge da revisão bibliográfica desenvolvida. Assim sendo, apesar dos dados serem inferiores aos esperados, uma vez que nem todas as famílias deram a conhecer a sua perspetiva, o estudo permite compreender claramente que os pressupostos do educador de infância estão alinhados com os das famílias, o que reflete os benefícios de uma comunicação transparente e empática.pt_PT
dc.identifier.tid203538900pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9488
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectFamiliapt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.subjectEducadorpt_PT
dc.subjectBrincadeirapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titlePromovendo experiências educativas conscientes, seguras e livres nos primeiros anos de vida: a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no quotidiano educativo.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
rio_maria_carvalho_após correções formais.pdf
Size:
5.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: