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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O marketing não está a resultar, diz Kotler (2005) e os sentidos têm sido ignorado (Hultén,
Broweus, & Dijk, 2009A). A forma da oferecer distinção passa pela capacidade de se
proporcionarem experiências emocionais completas, até porque a intensidade das
mensagens que emitem é tanto mais forte quanto mais sentidos forem estimulados
(Lindstrom, 2010).
É deste gap que surge o objetivo deste estudo, que sugere a criação de uma estratégia de
marketing sensorial holística, através da criação de gestalts completos e com o fator
surpresa agregado, sendo este o resultado das preferências da amostra recolhida. Com uma
estratégia com esta profundidade, objetiva-se a criação de qualidade atrativa (Zultner &
Mazur, 2006) de modo a deleitar, fidelizar e estimular um feedback positivo por parte do
consumidor.
Foi elaborado um questionário aplicado online de modo a obter uma amostra mais aleatória
e os dados foram tratados no software Statistical Package for the Social Sciences. Os
resultados levaram-nos à descoberta de fatores interessantes, que apontam para uma
diferenciação sensorial significativa, face aos mesmos produtos, entre homens e mulheres.
Levou-nos também ao encontro que que a perceção da qualidade do serviço num
restaurante, depende das várias dimensões do serviço para haja satisfação.
Description
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Marketing sensorial Holística sensorial Restauração Deleite Qualidade atrativa Gestalt Fidelização