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Interpretação do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA2030): Análise Crítica com os Planos Estratégicos da Madeira e Canárias

dc.contributor.advisorAlmeida, Paulo Jorge dos Santos
dc.contributor.authorCâmara, Catarina Domingues
dc.date.accessioned2025-01-15T16:25:53Z
dc.date.available2025-01-15T16:25:53Z
dc.date.issued2024-12-11
dc.description.abstractO presente relatório, desenvolvido no âmbito do estágio curricular de natureza profissional, como trabalho final do Mestrado em Marketing e Promoção Turística pela Escola Superior de Tecnologia e Turismo do Mar (ESTM), objetiva não só desenvolver as tarefas desenvolvidas pela discente no Açores DMO, entidade de acolhimento, bem como compreender qual a mais desafiante no que toca à desconstrução e conclusão dos resultados. Neste sentido, sendo a mestranda açoriana, natural da ilha de São Miguel, optou pelo tema “Interpretação do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA2030): Análise Crítica com os Planos Estratégicos da Madeira e Canárias”, sobretudo pelo orgulho que sente pela sua terra natal, que tem uma oferta muito diversificada para quem a visita. Ademais, a escolha do contexto espacial prende-se com o facto de a ilha São Miguel ser entre as nove ilhas dos Açores a que tem maior tráfego aéreo devido ao número de voos nacionais e internacionais de várias companhias que operam na Região. Tal implica consequentemente uma maior afluência de visitantes à ilha, comparativamente com as restantes. Além disso, São Miguel é a maior ilha do Arquipélago e atualmente a mais desenvolvida. Este trabalho remete para a evolução do turismo nos Açores, em particular na ilha de São Miguel, integrando uma análise comparativa entre a missão, visão e produtos definidos nos planos estratégicos das Regiões Autónomas dos Açores, Madeira e Canárias. Por último, é sugerida uma Análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats) para o Arquipélago Açoriano da sua autoria, como complemento à que é apresentada no Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA2030).pt_PT
dc.description.abstractThis report is developed within the scope of a professional curricular internship, as the final work of the Master's Degree in Marketing and Tourism Promotion by the School of Tourism and Maritime Technology (ESTM),which aims not only to develop the tasks conducted by the student in the Azores DMO - the host entity -, but also to understand which one is the most challenging in terms of results deconstruction and completion. In this sense, being an Azorean master's student that was born on the island of São Miguel, she chose the theme “Interpretation of the Strategic and Marketing Plan for Azores Tourism - Horizon 2030: Critical Analysis using the Strategic Plans of Madeira and Canary Islands”, especially because of the pride she feels for her homeland, which has a very diversified offer for those who visit it. In addition, the choice of the spatial context is related to the fact that the island of São Miguel is the one with the highest air traffic of the nine Azores islands due to the number of national and international flights of several companies operating in the Region. This consequently implies a greater influx of visitors to the island than the others. In addition, São Miguel is the largest island in the Archipelago and currently the most developed. This work refers to the evolution of tourism in the Azores, particularly on the island of São Miguel, integrating a comparative analysis between the mission, vision, and products defined in the strategic plans of the Autonomous Regions of the Azores, Madeira, and the Canary Islands. Finally, a SWOT Analysis (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats) for the Azorean Archipelago of the student’s authorship is suggested as a complement to the one presented in the Strategic and Marketing Plan for Azores Tourism - Horizon 2030.pt_PT
dc.identifier.tid203802098pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10396
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectPlanos de Marketingpt_PT
dc.subjectAçorespt_PT
dc.subjectMadeirapt_PT
dc.subjectCanáriaspt_PT
dc.subjectAnálise SWOTpt_PT
dc.titleInterpretação do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA2030): Análise Crítica com os Planos Estratégicos da Madeira e Canáriaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMarketing e Promoção Turísticapt_PT

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