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Da Creche ao Jardim de Infância: das interações à escuta das vozes das crianças
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Dias, Maria Isabel Pinto Simões | |
dc.contributor.advisor | Correia, Sónia Cristina Lopes | |
dc.contributor.author | Santos, Joana Filipa Braga dos | |
dc.date.accessioned | 2018-07-24T13:50:04Z | |
dc.date.available | 2018-07-24T13:50:04Z | |
dc.date.issued | 2018-06-12 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, realizado ao longo de dois anos letivos, 2015/2016 e 2016/2017. Está organizado em três partes. A primeira refere-se à Prática Pedagógica Supervisionada em contexto de creche – no qual se apresenta o contexto educativo de creche e a reflexão sobre esse contexto. A segunda parte é relativa à Prática Pedagógica Supervisionada em Contexto de Jardim de Infância I, e incluí um capítulo – Percurso em Jardim de Infância I – no qual se revela o contexto educativo e a reflexão sobre a experiência realizada neste contexto. A terceira parte é alusiva à Prática Pedagógica Supervisionada em Contexto de Jardim de Infância II. Esta parte integra dois capítulos: Percurso em Jardim de Infância II (apresentação do contexto educativo e da experiência realizada em Jardim de Infância II e a divulgação do trabalho realizado de acordo com a metodologia de trabalho por projeto) e o estudo realizado com o intuito de perceber as perspetivas das crianças em relação à transição para o 1.º CEB. Este ensaio investigativo, de natureza qualitativa, foi realizado com 8 crianças com idades dos 5 e aos 6 anos e a educadora titular do grupo. Teve como finalidade i) conhecer as representações das crianças da “sala Laranja” sobre a escola do 1.º CEB; ii) compreender o que pensam as crianças sobre o Jardim de Infância, a escola do 1.º CEB e os seus intervenientes (educadores, professores e crianças); e iii) conhecer as conceções da educadora titular do grupo sobre a transição e continuidade educativa entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB. Os dados recolhidos através de registos pictográficos, registos audiovisuais e conversas e/ou entrevistas semiestruturadas, demonstraram que as crianças têm expetativas positivas face à transição, revelando-se curiosas relativamente à escola do 1.º CEB. Identificam elementos do espaço e do meio envolvente do JI e da escola do 1.º CEB e revelam caraterísticas físicas da educadora e da professora do 1.º CEB. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201954052 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3356 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Educação de Infância | pt_PT |
dc.subject | reflexão | pt_PT |
dc.subject | representações | pt_PT |
dc.subject | transição | pt_PT |
dc.title | Da Creche ao Jardim de Infância: das interações à escuta das vozes das crianças | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar |
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