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Motivação dos formandos dos cursos EFA para o uso do e-portefólio: Estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia Belchior Ferreirapt_PT
dc.contributor.authorPires, Marco Manuel Beato Antunes
dc.date.accessioned2023-01-26T15:40:33Z
dc.date.available2023-01-26T15:40:33Z
dc.date.issued2022-09-07
dc.description.abstractA Aprendizagem ao longo da Vida e a Educação de Adultos desempenham um papel importante na adaptação dos cidadãos a uma sociedade da informação em constante mudança. Vários estudos têm defendido a implementação do e-portefólio com base no facto de ter potencial para desenvolver as competências do século XXI e, ao mesmo tempo, tornar a aprendizagem visível e significativa para os alunos e formandos. No entanto, raramente a implementação de e-portefólios é considerada na perspetiva dos formandos e as possíveis dificuldades por si sentidas. Esta investigação tem como objetivo geral compreender os fatores motivacionais que interferem na construção do e-portefólio a partir da perspetiva dos formandos. Trata-se de uma investigação com uma metodologia de métodos mistos, assente em inquéritos por questionário e por entrevista, na observação e análise documental. A amostra é constituída por 20 formandos de duas turmas à distância do Centro de Formação do IEFP de Leiria, que frequentaram o módulo de Cidadania e Profissionalidade. Os resultados mostram que a maioria dos formandos se sentiu motivado para usar o e-portefólio, reconheceu potencial para aumentar a interação, a colaboração, a aprendizagem e avaliação, ainda que neste último aspeto tenham colocado algumas objeções quanto à sua validade. A maioria dos formandos caracterizou a experiência com e-portefólios como boa. Este estudo revela-se de grande importância pelo facto de ter identificado as potencialidades e constrangimentos dos e-portefólios a partir do ponto de vista dos formandos, dando-nos pistas para contornar as dificuldades. Concluímos que utilização do e-portefólio reflexivo de aprendizagens motiva uma alteração na metodologia de ensino e avaliação positivas, tornando a prática formativa mais centrada no formando e no desenvolvimento de competências requeridas pela sociedade da informação. Porém, o público dos cursos EFA apresenta algumas especificidades, sendo necessário assegurar alguns critérios a fim de se promover uma metodologia de e-portefólio justa e equitativa.pt_PT
dc.identifier.tid203207963pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8065
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPortefólios e e-portefóliospt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectCursos EFApt_PT
dc.subjectCompetências para o século XXIpt_PT
dc.subjectEducação de adultospt_PT
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapt_PT
dc.titleMotivação dos formandos dos cursos EFA para o uso do e-portefólio: Estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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