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Motivação dos formandos dos cursos EFA para o uso do e-portefólio: Estudo de caso
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira | pt_PT |
dc.contributor.author | Pires, Marco Manuel Beato Antunes | |
dc.date.accessioned | 2023-01-26T15:40:33Z | |
dc.date.available | 2023-01-26T15:40:33Z | |
dc.date.issued | 2022-09-07 | |
dc.description.abstract | A Aprendizagem ao longo da Vida e a Educação de Adultos desempenham um papel importante na adaptação dos cidadãos a uma sociedade da informação em constante mudança. Vários estudos têm defendido a implementação do e-portefólio com base no facto de ter potencial para desenvolver as competências do século XXI e, ao mesmo tempo, tornar a aprendizagem visível e significativa para os alunos e formandos. No entanto, raramente a implementação de e-portefólios é considerada na perspetiva dos formandos e as possíveis dificuldades por si sentidas. Esta investigação tem como objetivo geral compreender os fatores motivacionais que interferem na construção do e-portefólio a partir da perspetiva dos formandos. Trata-se de uma investigação com uma metodologia de métodos mistos, assente em inquéritos por questionário e por entrevista, na observação e análise documental. A amostra é constituída por 20 formandos de duas turmas à distância do Centro de Formação do IEFP de Leiria, que frequentaram o módulo de Cidadania e Profissionalidade. Os resultados mostram que a maioria dos formandos se sentiu motivado para usar o e-portefólio, reconheceu potencial para aumentar a interação, a colaboração, a aprendizagem e avaliação, ainda que neste último aspeto tenham colocado algumas objeções quanto à sua validade. A maioria dos formandos caracterizou a experiência com e-portefólios como boa. Este estudo revela-se de grande importância pelo facto de ter identificado as potencialidades e constrangimentos dos e-portefólios a partir do ponto de vista dos formandos, dando-nos pistas para contornar as dificuldades. Concluímos que utilização do e-portefólio reflexivo de aprendizagens motiva uma alteração na metodologia de ensino e avaliação positivas, tornando a prática formativa mais centrada no formando e no desenvolvimento de competências requeridas pela sociedade da informação. Porém, o público dos cursos EFA apresenta algumas especificidades, sendo necessário assegurar alguns critérios a fim de se promover uma metodologia de e-portefólio justa e equitativa. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203207963 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8065 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Portefólios e e-portefólios | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Cursos EFA | pt_PT |
dc.subject | Competências para o século XXI | pt_PT |
dc.subject | Educação de adultos | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | pt_PT |
dc.title | Motivação dos formandos dos cursos EFA para o uso do e-portefólio: Estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
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