Browsing by Issue Date, starting with "2022-09-07"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Motivação dos formandos dos cursos EFA para o uso do e-portefólio: Estudo de casoPublication . Pires, Marco Manuel Beato Antunes; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraA Aprendizagem ao longo da Vida e a Educação de Adultos desempenham um papel importante na adaptação dos cidadãos a uma sociedade da informação em constante mudança. Vários estudos têm defendido a implementação do e-portefólio com base no facto de ter potencial para desenvolver as competências do século XXI e, ao mesmo tempo, tornar a aprendizagem visível e significativa para os alunos e formandos. No entanto, raramente a implementação de e-portefólios é considerada na perspetiva dos formandos e as possíveis dificuldades por si sentidas. Esta investigação tem como objetivo geral compreender os fatores motivacionais que interferem na construção do e-portefólio a partir da perspetiva dos formandos. Trata-se de uma investigação com uma metodologia de métodos mistos, assente em inquéritos por questionário e por entrevista, na observação e análise documental. A amostra é constituída por 20 formandos de duas turmas à distância do Centro de Formação do IEFP de Leiria, que frequentaram o módulo de Cidadania e Profissionalidade. Os resultados mostram que a maioria dos formandos se sentiu motivado para usar o e-portefólio, reconheceu potencial para aumentar a interação, a colaboração, a aprendizagem e avaliação, ainda que neste último aspeto tenham colocado algumas objeções quanto à sua validade. A maioria dos formandos caracterizou a experiência com e-portefólios como boa. Este estudo revela-se de grande importância pelo facto de ter identificado as potencialidades e constrangimentos dos e-portefólios a partir do ponto de vista dos formandos, dando-nos pistas para contornar as dificuldades. Concluímos que utilização do e-portefólio reflexivo de aprendizagens motiva uma alteração na metodologia de ensino e avaliação positivas, tornando a prática formativa mais centrada no formando e no desenvolvimento de competências requeridas pela sociedade da informação. Porém, o público dos cursos EFA apresenta algumas especificidades, sendo necessário assegurar alguns critérios a fim de se promover uma metodologia de e-portefólio justa e equitativa.
- O ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA NO ATO DE CUIDAR: ATITUDES DOS ENFERMEIROS DO ACES BAIXO MONDEGOPublication . Gomes, Cristina Isabel Nunes; Frade, João Manuel GraçaNos vários sistemas de saúde da região europeia, a figura do Enfermeiro de família tem vindo a ser expandida, como pilar dos cuidados de saúde, Portugal não é exceção. Em consequência, os enfermeiros recorreram a fundamentação teórica e a abordagem sistémica e colaborativa do cuidado ao longo do ciclo vital da família, permitindo, uma mudança de paradigma: a mudança de foco de atenção, à família passa a ser unidade de cuidados. O desenvolvimento social, económico e político ocorrido permitiu esta mudança na intervenção familiar, nomeadamente, nos cuidados prestados. A prática de enfermagem centrada na família e a importância do seu envolvimento nesses cuidados, potenciam a relação e a parceria colaborativa, entre enfermeiros e família, proporcionando a identificação das suas forças e recursos no âmbito da saúde, para olhar à família, numa perspetiva inclusiva. A valorização da família é influenciada pela tomada de decisão do enfermeiro, ou seja, pela sua atitude em envolver à família, como suporte dos seus elementos, nos cuidados de enfermagem, nas situações de saúde e de doença. As atitudes determinam as decisões e as ações das pessoas, tal como, as atitudes efetivas e dirigidas dos enfermeiros determinam decisões e ações empoderadas e refletidas das famílias. Neste contexto surge este estudo, e tem como objetivo, verificar as atitudes dos enfermeiros do ACeS Baixo Mondego, face à importância de envolver a família, no ato de cuidar. Pretende identificar o perfil sociodemográfico e profissional da amostra, e consequente, relação com as atitudes analisadas. O estudo caraterizado como quantitativo, analítico e descritivo-correlacional envolveu 113 enfermeiros. Como instrumento de recolha de dados, foi utilizado um questionário de caraterização sociodemográfica e a escala “A Importância das Famílias nos cuidados de Enfermagem - Atitudes dos Enfermeiros” (Oliveira et al., 2011). A concretização deste estudo verificou que os enfermeiros do ACeS Baixo Mondego são detentores de atitudes de suporte, favoráveis e positivas, perante o envolvimento da família no ato de cuidar. A análise inferencial demonstrou a existência estatisticamente significativa nas determinantes: ser detentor de uma pós-graduação e/ou CPLE; ser detentor do título profissional de especialista; exercer segundo o método de equipa e ser da unidade UCC.
- Manufacturing Productivity and FDI Externalities: is Small Beautiful?Publication . Santos, Eleonora; Castanho, Rui Alexandre; Couto, GualterThe role of FDI as a vehicle for economic growth is debatable in practice. On the other hand, the size of the company and the technological groups can influence the occurrence and magnitude of FDI externalities. Thus, this article investigates the impact of firm size on the occurrence of foreign direct investment externalities in the Portuguese industry from 1995 to 2007, by technology groups, using panel data at the firm level. To this end, we estimate the TFP and regress it on a set of variables, including the foreign presence in the same sector, upstream and downstream. The results show that only (small and large) companies in scale-intensive industries; and small firms in science-based industries benefit from the positive externalities of FDI. This suggests that firm size can influence the occurrence of FDI externalities in the manufacturing sector, but only in some technology groups. Based on the results, investment policy recommendations are made.