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Advisor(s)
Abstract(s)
A Aprendizagem ao longo da Vida e a Educação de Adultos
desempenham um papel importante na adaptação dos cidadãos a uma
sociedade da informação em constante mudança. Vários estudos têm
defendido a implementação do e-portefólio com base no facto de ter
potencial para desenvolver as competências do século XXI e, ao mesmo
tempo, tornar a aprendizagem visível e significativa para os alunos e
formandos. No entanto, raramente a implementação de e-portefólios é
considerada na perspetiva dos formandos e as possíveis dificuldades por
si sentidas. Esta investigação tem como objetivo geral compreender os
fatores motivacionais que interferem na construção do e-portefólio a
partir da perspetiva dos formandos. Trata-se de uma investigação com
uma metodologia de métodos mistos, assente em inquéritos por
questionário e por entrevista, na observação e análise documental. A
amostra é constituída por 20 formandos de duas turmas à distância do
Centro de Formação do IEFP de Leiria, que frequentaram o módulo de
Cidadania e Profissionalidade. Os resultados mostram que a maioria
dos formandos se sentiu motivado para usar o e-portefólio, reconheceu
potencial para aumentar a interação, a colaboração, a aprendizagem e
avaliação, ainda que neste último aspeto tenham colocado algumas
objeções quanto à sua validade. A maioria dos formandos caracterizou
a experiência com e-portefólios como boa. Este estudo revela-se de
grande importância pelo facto de ter identificado as potencialidades e
constrangimentos dos e-portefólios a partir do ponto de vista dos
formandos, dando-nos pistas para contornar as dificuldades.
Concluímos que utilização do e-portefólio reflexivo de aprendizagens
motiva uma alteração na metodologia de ensino e avaliação positivas,
tornando a prática formativa mais centrada no formando e no
desenvolvimento de competências requeridas pela sociedade da
informação. Porém, o público dos cursos EFA apresenta algumas
especificidades, sendo necessário assegurar alguns critérios a fim de se
promover uma metodologia de e-portefólio justa e equitativa.
Description
Keywords
Portefólios e e-portefólios Motivação Cursos EFA Competências para o século XXI Educação de adultos Aprendizagem ao longo da vida