Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
462.55 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Jogar é uma atividade lúdica que proporciona situações de prazer e de descontração,
motivando o envolvimento e a atenção das crianças, o que pode ser um fator decisivo para
aprender matemática, de forma significativa (Grando, 2000). Para Ponte (2005), o jogo é um
tipo de tarefa que deve integrar a experiência matemática das crianças, cabendo ao professor
selecionar os jogos a explorar, de acordo com objetivos curriculares a atingir. Do ponto de
vista da investigação afigura-se importante proceder à avaliação de jogos educacionais,
contribuindo para a melhoria da qualidade desses recursos (Savi et al., 2010). Em relação à
dinamização dos jogos, diversos estudos evidenciam que a participação dos alunos em
competições matemáticas, de natureza inclusiva, promove a autoconfiança, o autoconceito
e a motivação do aluno para aprender matemática (Amado, Carreira & Ferreira, 2016;
Tavares & Pinto, 2019).
Este estudo pretende avaliar o jogo educacional Multipli, enquanto recurso educativo, e
descrever a perceção de crianças relativamente à sua experiência de jogo, no contexto de um
campeonato nacional online. Adota-se o modelo ARCS (Dempsey & Johnson, 1998) para
analisar a motivação dos alunos na aprendizagem, com base em quatro categorias: atenção,
relevância, confiança e satisfação. Consideram-se também categorias relacionadas com a
experiência do utilizador, amplamente utilizadas noutros modelos de avaliação de jogos:
imersão, habilidade, divertimento, desafio, interação social e aprendizagem (Savi et al. 2010).
O estudo desenvolvido é observacional, de natureza descritiva (Bogdan & Biklen, 1994;
McMillan & Schumacher, 2005). O instrumento de recolha de dados é o inquérito por
questionário, aplicado a crianças do 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade, que permite
recolher a informação avaliada sob a forma de afirmações, segundo uma escala de
concordância. É espectável que este estudo contribua para a compreensão e utilização dos
jogos ao nível pedagógico enquanto tarefa para a aprendizagem da matemática.
Description
Keywords
Jogos educacionais online Avaliação de jogos Competição matemática Ensino básico
Citation
Publisher
CICS.NOVA.IPLeiria e ESECS.Politécnico de Leiria