Publication
O jogo educacional Multipli enquAnto atividade lúdica e de aprendizagem matemática
dc.contributor.author | Sebastião, Fernando | |
dc.contributor.author | Tavares, Dina | |
dc.contributor.author | Menino, Hugo Lopes | |
dc.contributor.author | Oliveira, Eunice | |
dc.contributor.author | Féria, Ana la | |
dc.contributor.author | Teixeira, Rita | |
dc.date.accessioned | 2021-04-16T19:42:40Z | |
dc.date.available | 2021-04-16T19:42:40Z | |
dc.date.issued | 2021-04 | |
dc.description.abstract | Jogar é uma atividade lúdica que proporciona situações de prazer e de descontração, motivando o envolvimento e a atenção das crianças, o que pode ser um fator decisivo para aprender matemática, de forma significativa (Grando, 2000). Para Ponte (2005), o jogo é um tipo de tarefa que deve integrar a experiência matemática das crianças, cabendo ao professor selecionar os jogos a explorar, de acordo com objetivos curriculares a atingir. Do ponto de vista da investigação afigura-se importante proceder à avaliação de jogos educacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade desses recursos (Savi et al., 2010). Em relação à dinamização dos jogos, diversos estudos evidenciam que a participação dos alunos em competições matemáticas, de natureza inclusiva, promove a autoconfiança, o autoconceito e a motivação do aluno para aprender matemática (Amado, Carreira & Ferreira, 2016; Tavares & Pinto, 2019). Este estudo pretende avaliar o jogo educacional Multipli, enquanto recurso educativo, e descrever a perceção de crianças relativamente à sua experiência de jogo, no contexto de um campeonato nacional online. Adota-se o modelo ARCS (Dempsey & Johnson, 1998) para analisar a motivação dos alunos na aprendizagem, com base em quatro categorias: atenção, relevância, confiança e satisfação. Consideram-se também categorias relacionadas com a experiência do utilizador, amplamente utilizadas noutros modelos de avaliação de jogos: imersão, habilidade, divertimento, desafio, interação social e aprendizagem (Savi et al. 2010). O estudo desenvolvido é observacional, de natureza descritiva (Bogdan & Biklen, 1994; McMillan & Schumacher, 2005). O instrumento de recolha de dados é o inquérito por questionário, aplicado a crianças do 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade, que permite recolher a informação avaliada sob a forma de afirmações, segundo uma escala de concordância. É espectável que este estudo contribua para a compreensão e utilização dos jogos ao nível pedagógico enquanto tarefa para a aprendizagem da matemática. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5678 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CICS.NOVA.IPLeiria e ESECS.Politécnico de Leiria | pt_PT |
dc.subject | Jogos educacionais online | pt_PT |
dc.subject | Avaliação de jogos | pt_PT |
dc.subject | Competição matemática | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico | pt_PT |
dc.title | O jogo educacional Multipli enquAnto atividade lúdica e de aprendizagem matemática | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | ESECS.Politécnico de Leiria | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 150 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 140 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de Atas: 8.ª Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social – Ócio, Jogo e Brincadeira: aprendizagens e mediação intercultural. | pt_PT |
person.familyName | Sebastião | |
person.familyName | Tavares | |
person.familyName | Menino | |
person.givenName | Fernando | |
person.givenName | Dina | |
person.givenName | Hugo | |
person.identifier.ciencia-id | 7717-1FCA-3D56 | |
person.identifier.ciencia-id | E017-F6C3-562F | |
person.identifier.ciencia-id | 4D1A-DB05-DF6F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8792-4649 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4938-0855 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0072-4274 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55469915200 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56519530700 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57195636193 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3148059a-b62e-4a9c-8a34-a7b0733545da | |
relation.isAuthorOfPublication | e6ef797b-2ad4-446d-961d-239c53f9ea37 | |
relation.isAuthorOfPublication | 5b0693fc-6757-405a-8056-bafbcd14b0fe | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e6ef797b-2ad4-446d-961d-239c53f9ea37 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- O jogo educacional Multipli enquanto atividade lúdica e de aprendizagem matemática - Fernando Sebastião et al.pdf
- Size:
- 462.55 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: