Repository logo
 
Publication

O jogo educacional Multipli enquAnto atividade lúdica e de aprendizagem matemática

dc.contributor.authorSebastião, Fernando
dc.contributor.authorTavares, Dina
dc.contributor.authorMenino, Hugo Lopes
dc.contributor.authorOliveira, Eunice
dc.contributor.authorFéria, Ana la
dc.contributor.authorTeixeira, Rita
dc.date.accessioned2021-04-16T19:42:40Z
dc.date.available2021-04-16T19:42:40Z
dc.date.issued2021-04
dc.description.abstractJogar é uma atividade lúdica que proporciona situações de prazer e de descontração, motivando o envolvimento e a atenção das crianças, o que pode ser um fator decisivo para aprender matemática, de forma significativa (Grando, 2000). Para Ponte (2005), o jogo é um tipo de tarefa que deve integrar a experiência matemática das crianças, cabendo ao professor selecionar os jogos a explorar, de acordo com objetivos curriculares a atingir. Do ponto de vista da investigação afigura-se importante proceder à avaliação de jogos educacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade desses recursos (Savi et al., 2010). Em relação à dinamização dos jogos, diversos estudos evidenciam que a participação dos alunos em competições matemáticas, de natureza inclusiva, promove a autoconfiança, o autoconceito e a motivação do aluno para aprender matemática (Amado, Carreira & Ferreira, 2016; Tavares & Pinto, 2019). Este estudo pretende avaliar o jogo educacional Multipli, enquanto recurso educativo, e descrever a perceção de crianças relativamente à sua experiência de jogo, no contexto de um campeonato nacional online. Adota-se o modelo ARCS (Dempsey & Johnson, 1998) para analisar a motivação dos alunos na aprendizagem, com base em quatro categorias: atenção, relevância, confiança e satisfação. Consideram-se também categorias relacionadas com a experiência do utilizador, amplamente utilizadas noutros modelos de avaliação de jogos: imersão, habilidade, divertimento, desafio, interação social e aprendizagem (Savi et al. 2010). O estudo desenvolvido é observacional, de natureza descritiva (Bogdan & Biklen, 1994; McMillan & Schumacher, 2005). O instrumento de recolha de dados é o inquérito por questionário, aplicado a crianças do 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade, que permite recolher a informação avaliada sob a forma de afirmações, segundo uma escala de concordância. É espectável que este estudo contribua para a compreensão e utilização dos jogos ao nível pedagógico enquanto tarefa para a aprendizagem da matemática.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5678
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCICS.NOVA.IPLeiria e ESECS.Politécnico de Leiriapt_PT
dc.subjectJogos educacionais onlinept_PT
dc.subjectAvaliação de jogospt_PT
dc.subjectCompetição matemáticapt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.titleO jogo educacional Multipli enquAnto atividade lúdica e de aprendizagem matemáticapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceESECS.Politécnico de Leiriapt_PT
oaire.citation.endPage150pt_PT
oaire.citation.startPage140pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas: 8.ª Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social – Ócio, Jogo e Brincadeira: aprendizagens e mediação intercultural.pt_PT
person.familyNameSebastião
person.familyNameTavares
person.familyNameMenino
person.givenNameFernando
person.givenNameDina
person.givenNameHugo
person.identifier.ciencia-id7717-1FCA-3D56
person.identifier.ciencia-idE017-F6C3-562F
person.identifier.ciencia-id4D1A-DB05-DF6F
person.identifier.orcid0000-0002-8792-4649
person.identifier.orcid0000-0002-4938-0855
person.identifier.orcid0000-0002-0072-4274
person.identifier.scopus-author-id55469915200
person.identifier.scopus-author-id56519530700
person.identifier.scopus-author-id57195636193
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3148059a-b62e-4a9c-8a34-a7b0733545da
relation.isAuthorOfPublicatione6ef797b-2ad4-446d-961d-239c53f9ea37
relation.isAuthorOfPublication5b0693fc-6757-405a-8056-bafbcd14b0fe
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye6ef797b-2ad4-446d-961d-239c53f9ea37

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O jogo educacional Multipli enquanto atividade lúdica e de aprendizagem matemática - Fernando Sebastião et al.pdf
Size:
462.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: