Repository logo
 
Publication

Poderá a AEC de Expressão Dramática, num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, funcionar como espaço para a Diferenciação Pedagógica?

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorLopes, Maria de São Pedro dos Santos Silva
dc.contributor.authorLeitão, Idalina Maria
dc.date.accessioned2017-01-13T11:35:10Z
dc.date.available2017-01-13T11:35:10Z
dc.date.issued2016-12-05
dc.description.abstractComo sabemos nem sempre é fácil demonstrar junto a comunidade que a importância da expressão dramática não se resume apenas em fazer face às necessidades de preenchimento de espaço de tempo letivo, pois ela enquanto Atividade de Enriquecimento Curricular, num contexto de 1º Ciclo de Ensino Básico poderá funcionar de diferenciação pedagógica, ainda que de uma forma lúdica. Para isso, nesta investigação propusemo-nos questionar se “ poderá a Atividade de Enriquecimento Curricular de Expressão Dramática, num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, funcionar como espaço para a Diferenciação Pedagógica?” Trata-se de uma investigação qualitativa com recurso à estratégia de investigação-ação que teve como instrumentos de recolha de dados e observação, os diários de bordo do professor, as reflexões dos participantes e a entrevista. Esta investigação foi realizada em duas fases. Na primeira desenvolvemos a prática pedagógica, enquanto professor de Atividade de Enriquecimento Curricular de Movimento e Drama, onde desenvolvemos com as crianças algumas experiências de expressão dramática através das quais lhes fomos lançando pequenos desafios aos quais eles tinham que dar resposta de forma criativa, com o objetivo de apresentar dois projetos relacionados com o jogo dramático. Numa segunda fase partimos para a análise de dados e estruturação do trabalho. Tudo isto teve por objetivos compreender como as temáticas lecionadas pelo professor titular na sala de aula se poderão organizar como indutoras da experiência de criação dramática, num contexto de AEC, fazer a articulação com o professor titular ligando o espaço de Atividade Enriquecimento Curricular com conteúdos programáticos do 3º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, proporcionar a diferenciação pedagógica através da criação de projetos de expressão dramática e colocar os intervenientes a refletir oralmente e por escrito sobre as experiências vividas. iv O estudo permitiu-nos demonstrar que é possível a expressão dramática enquanto Atividade de Enriquecimento Curricular, num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, funcionar como espaço para a diferenciação pedagógica.pt_PT
dc.identifier.tid201548976pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2414
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPedagogia diferenciadapt_PT
dc.subjectExpressão dramáticapt_PT
dc.subjectJogo dramáticopt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.titlePoderá a AEC de Expressão Dramática, num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, funcionar como espaço para a Diferenciação Pedagógica?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trabalho Final_Tese Idalina.pdf
Size:
38.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: