Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Identidade e Design: revalorização do património visual da majora

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Catarina_Ramalho_Luís.pdf11.1 MBAdobe PDF Download
Catarina_Ramalho_Luís Anexo.pdf6.71 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta dissertação para obtenção do grau de mestre relaciona-se com uma leitura do imaginário de uma marca de jogos portugueses, que se converteram em ícones culturais, procurando compreender a relevância que uma intervenção de design sobre essa herança cultural pode representar no contexto actual. Entenda-se a Majora como modelo paradigmático para encontrar relações entre os produtos, e suas características, e a sua cultura de origem; bem como reflectir, sob um ponto de vista de design, acerca do sentido e a importância da identidade cultural para os novos produtos contemporâneos. Devido à extensa variedade de temas possíveis de abordar, delineou-se o percurso desta investigação centrado na: caracterização económica, social e política de Portugal do período de tempo a que o estudo se refere; em algumas noções fundamentais de marca e embalagem; no lúdico e na criança e depois na contextualização histórica da marca Majora. Advindo desta abordagem transdisciplinar, procedeu-se a uma análise interpretativa, experimental, do material em investigação que se traduziu numa leitura da mensagem visual.

Description

Keywords

Majora Valor Simbólico Marcas Embalagem Identidade Portuguesa

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License