Publication
Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
dc.contributor.advisor | Barbeiro, Luís Filipe Tomás | |
dc.contributor.author | Pinheiro, Vanessa Alexandra Gualdino | |
dc.date.accessioned | 2018-02-08T12:45:29Z | |
dc.date.available | 2018-02-08T12:45:29Z | |
dc.date.issued | 2017-12-11 | |
dc.description.abstract | O relatório que se apresenta foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à Dimensão Reflexiva e a segunda parte à Dimensão Investigativa. A primeira parte, subdividida em dois tópicos, consiste na apresentação do percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizando uma análise crítica e reflexiva sobre as situações vividas geradoras de diversas aprendizagens a nível profissional, pessoal e social, recorrendo a fundamentação para as mesmas. A segunda parte diz respeito à apresentação de um estudo investigativo de caráter predominantemente quantitativo, desenvolvido numa turma de 3.º ano de escolaridade. Este estudo pretende perceber o impacto da utilização da estratégia Ler para aprender na redução de erros ortográficos, tendo como principais objetivos: (1) Compreender as dificuldades ortográficas dos alunos; (2) Compreender o impacto da ação didática baseada na estratégia Ler para Aprender, na redução de erros ortográficos; (3) Propor estratégias para a superação de dificuldades ortográficas dos alunos, integradas no seu processo de aprendizagem da escrita e (4) Aumentar a motivação, cuidado e gosto pela escrita. Os dados recolhidos revelam que a estratégia utilizada teve impacto na escrita dos alunos, levando a que estes diminuíssem os seus erros, tendo mais consciência da sua escrita. Os dados indicam também que o acompanhamento do professor possibilita que o aluno vá colmatando as dificuldades apresentadas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201849658 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3022 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Ortografia | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |