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- Recensão Crítica Unidade Curricular Terapia Ocupacional III: cuidados paliativos e terapia ocupacionalPublication . Pedrosa, Vanda VarelaNeste sentido e no âmbito da Unidade Curricular Terapia Ocupacional III, do 3º ano do plano de estudos, do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional é usada como estratégica a realização de uma recensão crítica com os estudantes, sobre temas abordados em sala de aula. A turma foi aquela que se encontrava no 3º ano, no ano letivo 2017/2018. Concretamente, e sobre a temática dos Cuidados Paliativos, deixa-se uma recensão construída em sala de aula, que serve de conteúdo pedagógico a estudantes de anos subsequentes, impactando no ensino e na aprendizagem com base no que é a evidência, o que resulta para determinado contexto, determinado assunto ou caso clínico.
- Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridadePublication . Pinheiro, Vanessa Alexandra Gualdino; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Barbeiro, Luís Filipe TomásO relatório que se apresenta foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à Dimensão Reflexiva e a segunda parte à Dimensão Investigativa. A primeira parte, subdividida em dois tópicos, consiste na apresentação do percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizando uma análise crítica e reflexiva sobre as situações vividas geradoras de diversas aprendizagens a nível profissional, pessoal e social, recorrendo a fundamentação para as mesmas. A segunda parte diz respeito à apresentação de um estudo investigativo de caráter predominantemente quantitativo, desenvolvido numa turma de 3.º ano de escolaridade. Este estudo pretende perceber o impacto da utilização da estratégia Ler para aprender na redução de erros ortográficos, tendo como principais objetivos: (1) Compreender as dificuldades ortográficas dos alunos; (2) Compreender o impacto da ação didática baseada na estratégia Ler para Aprender, na redução de erros ortográficos; (3) Propor estratégias para a superação de dificuldades ortográficas dos alunos, integradas no seu processo de aprendizagem da escrita e (4) Aumentar a motivação, cuidado e gosto pela escrita. Os dados recolhidos revelam que a estratégia utilizada teve impacto na escrita dos alunos, levando a que estes diminuíssem os seus erros, tendo mais consciência da sua escrita. Os dados indicam também que o acompanhamento do professor possibilita que o aluno vá colmatando as dificuldades apresentadas.