Repository logo
 
Publication

Aprender e ensinar competências no ensino superior: pressupostos e exemplos

dc.contributor.authorDias, Isabel Simões
dc.date.accessioned2024-09-27T11:58:41Z
dc.date.available2024-09-27T11:58:41Z
dc.date.issued2024-07
dc.description.abstractEste capítulo discute pressupostos teóricos subjacentes ao processo de ensino/aprendizagem e apresenta duas propostas de promoção de competências destinadas a jovens adultos, estudantes do Ensino Superior: i) PDCIIP- Programa Desenvolvimento de Competências Intrapessoais, Interpessoais e Profissionais (Jardim, 2010) e ii) PPCPPEI - Programa de Promoção de Competências Pessoais e Profissionais em Educação de Infância (Dias, 2009). O PDCIIP é um programa que valoriza as potencialidades dos estudantes e a sua vontade de realização e de sucesso, numa lógica humanista. Foca a sua atenção em competências transversais (autoconhecimento, autoestima, autorrealização, resiliência, empatia, assertividade e suporte social) e específicas (criatividade, cooperação e liderança). O PPCPPEI, enquadrado numa perspetiva desenvolvimentista e cognitivo comportamental, foi desenhado no quadro da perspetiva sócio-cognitivista da aprendizagem autorregulada. Assume-se como um programa de cariz educativo que visa a promoção de competências pessoais e profissionais (autoconhecimento/autoconceito/autoestima, desenvolvimento do self, comunicação interpessoal, gestão da agenda pessoal, trabalho em equipa, resolução de problemas, observação/avaliação, planificação e reflexão). Estes dois programas, concebidos e implementados em Portugal, constituem-se como exemplos de intervenção formal na ativação de competências. A sua eficácia foi avaliada numa lógica investigativa quasi-experimental e os resultados revelaram que os estudantes que participaram nestes programas beneficiaram com a experiência formativa. Estes resultados instigam uma reflexão sobre possibilidades de intervenção educativa no Ensino Superior.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDias, I.S. (2024). Aprender e ensinar competências no Ensino Superior: pressupostos e exemplos. In N. Pires, S. Gonçalves, A. Ferreira, & A. Santiago (Coords.). Práticas integradas em educação (pp.43-52). Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-9145-15-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10112
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://eventos.esec.pt/icirpie/index.php/submissoes-publicacoes/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino/aprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectProgramas de intervençãopt_PT
dc.titleAprender e ensinar competências no ensino superior: pressupostos e exemplospt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbra/Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage52pt_PT
oaire.citation.startPage43pt_PT
oaire.citation.titlePráticas Integradas em Educaçãopt_PT
person.familyNamePinto Simões Dias
person.givenNameMaria Isabel
person.identifier.ciencia-id521C-3569-D044
person.identifier.orcid0000-0001-5522-3760
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cap.livro_2024_Práticas Integradas em Educação.pdf
Size:
804.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: