Publication
Aprender e ensinar competências no ensino superior: pressupostos e exemplos
dc.contributor.author | Dias, Isabel Simões | |
dc.date.accessioned | 2024-09-27T11:58:41Z | |
dc.date.available | 2024-09-27T11:58:41Z | |
dc.date.issued | 2024-07 | |
dc.description.abstract | Este capítulo discute pressupostos teóricos subjacentes ao processo de ensino/aprendizagem e apresenta duas propostas de promoção de competências destinadas a jovens adultos, estudantes do Ensino Superior: i) PDCIIP- Programa Desenvolvimento de Competências Intrapessoais, Interpessoais e Profissionais (Jardim, 2010) e ii) PPCPPEI - Programa de Promoção de Competências Pessoais e Profissionais em Educação de Infância (Dias, 2009). O PDCIIP é um programa que valoriza as potencialidades dos estudantes e a sua vontade de realização e de sucesso, numa lógica humanista. Foca a sua atenção em competências transversais (autoconhecimento, autoestima, autorrealização, resiliência, empatia, assertividade e suporte social) e específicas (criatividade, cooperação e liderança). O PPCPPEI, enquadrado numa perspetiva desenvolvimentista e cognitivo comportamental, foi desenhado no quadro da perspetiva sócio-cognitivista da aprendizagem autorregulada. Assume-se como um programa de cariz educativo que visa a promoção de competências pessoais e profissionais (autoconhecimento/autoconceito/autoestima, desenvolvimento do self, comunicação interpessoal, gestão da agenda pessoal, trabalho em equipa, resolução de problemas, observação/avaliação, planificação e reflexão). Estes dois programas, concebidos e implementados em Portugal, constituem-se como exemplos de intervenção formal na ativação de competências. A sua eficácia foi avaliada numa lógica investigativa quasi-experimental e os resultados revelaram que os estudantes que participaram nestes programas beneficiaram com a experiência formativa. Estes resultados instigam uma reflexão sobre possibilidades de intervenção educativa no Ensino Superior. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Dias, I.S. (2024). Aprender e ensinar competências no Ensino Superior: pressupostos e exemplos. In N. Pires, S. Gonçalves, A. Ferreira, & A. Santiago (Coords.). Práticas integradas em educação (pp.43-52). Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-9145-15-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10112 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://eventos.esec.pt/icirpie/index.php/submissoes-publicacoes/ | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino/aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Programas de intervenção | pt_PT |
dc.title | Aprender e ensinar competências no ensino superior: pressupostos e exemplos | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra/Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 52 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 43 | pt_PT |
oaire.citation.title | Práticas Integradas em Educação | pt_PT |
person.familyName | Pinto Simões Dias | |
person.givenName | Maria Isabel | |
person.identifier.ciencia-id | 521C-3569-D044 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5522-3760 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookpart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Cap.livro_2024_Práticas Integradas em Educação.pdf
- Size:
- 804.58 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: