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O impacto do Employer Branding no Comprometimento afetivo e Engagement dos colaboradores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Andrea Isabel Oliveira da Costa e
dc.contributor.authorSilva, Camille Soares da
dc.date.accessioned2023-09-22T14:59:12Z
dc.date.available2023-09-22T14:59:12Z
dc.date.issued2023-05-18
dc.description.abstractA valorização do Employer Branding por parte das organizações poderá contribuir para uma estratégia diferenciadora que, atualmente, deve ser considerada nas práticas de Gestão de Recursos Humanos e de Marketing. Além disso, atrair e reter os melhores talentos é decisivo para o sucesso das organizações, uma vez que tende a garantir uma vantagem competitiva face aos concorrentes. Desta forma, os resultados organizacionais vão depender de uma força de trabalho mais comprometida, onde o Comprometimento afetivo e o Engagement dos colaboradores assumem uma posição de extrema importância. Este estudo tem como objetivo fornecer evidências empíricas adicionais sobre a relação entre o Employer Branding, o Comprometimento afetivo e o Engagement dos colaboradores. Recorreu-se à elaboração de um estudo empírico quantitativo através da aplicação do método de inquérito por questionário, adotando a técnica “snowball”. O questionário foi divulgado de 27 de Setembro de 2022 a 12 de Janeiro de 2023 através da internet, tendo-se obtido um total de 191 respostas válidas. Os resultados do estudo alcançados através da análise de correlações e da aplicação de modelos de regressão hierárquica linear concluem que, se por um lado o Comprometimento afetivo é explicado pelo Employer Branding e a dimensão “Valor aplicação” do Employer Branding é aquela que apresenta um maior impacto no Comprometimento afetivo. Isto é, quando existem colaboradores comprometidos afetivamente, as organizações devem aplicar estratégias de Employer Branding baseadas na oferta de um ambiente de trabalho humano, orientado para o cliente, onde os colaboradores possam aplicar o seu conhecimento e transmiti-lo aos outros. Por outro lado, não foram encontrados efeitos significativos na relação entre o Employer Branding e o Engagement dos colaboradores. Concluiu-se ainda que existe um efeito positivo e significativo do Engagement no Comprometimento afetivo dos colaboradores, uma vez que quanto mais engajados estiverem os colaboradores com o seu trabalho, maiores serão os seus níveis de Comprometimento afetivo. No entanto, o Engagement não é considerado um mediador da relação entre o Employer Branding e o Comprometimento afetivo.pt_PT
dc.identifier.tid203356373pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8813
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmployer Brandingpt_PT
dc.subjectComprometimento Organizacionalpt_PT
dc.subjectComprometimento afetivopt_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.titleO impacto do Employer Branding no Comprometimento afetivo e Engagement dos colaboradorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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