Repository logo
 
Publication

ESTUDO CASO SOBRE AUTISMO, MÚSICA E COMUNICAÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorMilhano, Sandrina Diniz Fernandes
dc.contributor.authorRamos, Catarina da Silva
dc.date.accessioned2025-04-16T11:03:30Z
dc.date.available2025-04-16T11:03:30Z
dc.date.issued2025-01-30
dc.description.abstractTendo como base a revisão bibliográfica e documental, o presente estudo de caso de caráter qualitativo visa compreender o impacto da música no desenvolvimento comunicativo e social de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) inseridas no contexto escolar. O objetivo é explorar como a música, integrada nas atividades curriculares e extracurriculares, pode ser uma ferramenta para promover a comunicação e a interação social destas crianças. A investigação pretende contribuir para um melhor entendimento sobre a inclusão de atividades musicais nos currículos específicos individuais, identificando práticas pedagógicas e estratégias utilizadas pelos docentes de alunos com PEA, e destacando os benefícios observados em termos de desenvolvimento comunicativo. A metodologia adotada foi qualitativa, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas e inquéritos por questionário aplicados a professores e profissionais da área. A análise dos dados revelou que a música é um influenciador na comunicação não-verbal e contribuindo para o aumento da interação social e empatia. Os resultados deste estudo reforçam a importância e necessidade de incorporar atividades musicais no currículo escolar, como uma estratégia eficaz no apoio e desenvolvimento integral das crianças com PEA. Além disso, é evidenciado também a importância da formação especifica dos docentes para a implementação de atividades musicais no ensino destas crianças, tendo a música um papel fundamental no desenvolvimento das competências comunicativas, sociais e emocionais.por
dc.identifier.tid203936981
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/12806
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectComunicação
dc.subjectMúsica
dc.subjectPerturbação do Espectro do Autismo
dc.titleESTUDO CASO SOBRE AUTISMO, MÚSICA E COMUNICAÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
projetofinal_catarinaramos_após correções formais.pdf
Size:
675.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: