Publication
ESTUDO CASO SOBRE AUTISMO, MÚSICA E COMUNICAÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.advisor | Milhano, Sandrina Diniz Fernandes | |
dc.contributor.author | Ramos, Catarina da Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-04-16T11:03:30Z | |
dc.date.available | 2025-04-16T11:03:30Z | |
dc.date.issued | 2025-01-30 | |
dc.description.abstract | Tendo como base a revisão bibliográfica e documental, o presente estudo de caso de caráter qualitativo visa compreender o impacto da música no desenvolvimento comunicativo e social de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) inseridas no contexto escolar. O objetivo é explorar como a música, integrada nas atividades curriculares e extracurriculares, pode ser uma ferramenta para promover a comunicação e a interação social destas crianças. A investigação pretende contribuir para um melhor entendimento sobre a inclusão de atividades musicais nos currículos específicos individuais, identificando práticas pedagógicas e estratégias utilizadas pelos docentes de alunos com PEA, e destacando os benefícios observados em termos de desenvolvimento comunicativo. A metodologia adotada foi qualitativa, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas e inquéritos por questionário aplicados a professores e profissionais da área. A análise dos dados revelou que a música é um influenciador na comunicação não-verbal e contribuindo para o aumento da interação social e empatia. Os resultados deste estudo reforçam a importância e necessidade de incorporar atividades musicais no currículo escolar, como uma estratégia eficaz no apoio e desenvolvimento integral das crianças com PEA. Além disso, é evidenciado também a importância da formação especifica dos docentes para a implementação de atividades musicais no ensino destas crianças, tendo a música um papel fundamental no desenvolvimento das competências comunicativas, sociais e emocionais. | por |
dc.identifier.tid | 203936981 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/12806 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Comunicação | |
dc.subject | Música | |
dc.subject | Perturbação do Espectro do Autismo | |
dc.title | ESTUDO CASO SOBRE AUTISMO, MÚSICA E COMUNICAÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- projetofinal_catarinaramos_após correções formais.pdf
- Size:
- 675.91 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: