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O contributo das TIC no processo de alfabetização de idosos: uma experiência com o método das 28 palavras
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira | |
dc.contributor.advisor | Martins, Catarina | |
dc.contributor.author | Simões, Joana Filipa Monteiro Nibau | |
dc.date.accessioned | 2018-01-25T14:45:57Z | |
dc.date.available | 2018-01-25T14:45:57Z | |
dc.date.issued | 2017-11-20 | |
dc.description.abstract | O envelhecimento é uma realidade inevitável e tem vindo a ser observado como um fenómeno de crescente proporção a nível mundial. É um processo gradual, progressivo e irreversível, que afeta os indivíduos de forma diversa. O envelhecimento acarreta, frequentemente, fragilidades e limitações que condicionam a participação em atividades significativas. Quando a ele se associa o analfabetismo, observa-se um maior decréscimo da qualidade, da vivência numa sociedade em que a maioria da informação surge na forma escrita, bem como consequências a nível da ocupação, potencial cognitivo e afetação da qualidade de vida. Esta investigação procurou obter resultados sobre a viabilidade da utilização do Método das 28 Palavras com pessoas idosas, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como forma de motivação. É um estudo de objetivo descritivo-exploratório, enquadrando-se numa abordagem qualitativa e segue a metodologia de estudo de caso. Decorreu durante os meses de novembro do ano de 2016 até julho de 2017, numa Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) do distrito de Coimbra. A unidade de análise incidiu sobre o ensino da leitura e escrita através do Método das 28 Palavras, suportado pelas TIC. A intervenção foi estruturada em três sessões semanais com a duração de 45 minutos e contou com uma única participante, uma idosa de 95 anos. Previamente à implementação da intervenção e à recolha de dados, foi solicitada autorização à direção da estrutura residencial, bem como a assinatura de um termo de consentimento livre e informado pelo familiar e participante. Foi utilizado o Mini Mental State Examination (MMSE) para despiste de situações demenciais, assim como uma entrevista inicial para conhecer a pessoa idosa. Para a obtenção de dados procedeu-se à observação participante, à realização de entrevistas semiestruturadas com a diretora técnica, a animadora, a psicóloga e a participante e, nova aplicação do MMSE. Seguidamente, procedeu-se à transcrição verbatim das entrevistas e análise de conteúdo de acordo com Bardin. Como resultado, paralelamente à aprendizagem da leitura, observou-se o desenvolvimento de competências motoras e cognitivas, bem como se constatou um incremento do humor, da interação social e da motivação da participante. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201832062 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2973 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Envelhecimento | pt_PT |
dc.subject | Método das 28 palavras | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem da leitura e da escrita | pt_PT |
dc.title | O contributo das TIC no processo de alfabetização de idosos: uma experiência com o método das 28 palavras | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Activo | pt_PT |
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