Repository logo
 
Publication

A Educação de Infância e o Conto de Histórias

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLeal, Rita Alexandra Bettencourt
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Gonçalves dept_PT
dc.contributor.authorMonteiro, Marta Inês Pereira
dc.date.accessioned2022-11-29T14:11:35Z
dc.date.available2022-11-29T14:11:35Z
dc.date.issued2022-06-28
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte diz respeito a uma dimensão reflexiva que abrange o meu percurso ao longo de três semestres em Práticas de Ensino Supervisionadas, dividindo-se em três capítulos. O primeiro capítulo refere as vivências e os desafios em contexto de creche, o segundo capítulo abrange as vivências em contexto de Jardim de Infância I e todo o desafio desta Prática Pedagógica, tendo sido principalmente vivenciada à distância, devido ao covid-19. O terceiro capítulo reflete o regresso ao regime presencial, em contexto de Jardim de Infância II, focando as aprendizagens e apresentando ainda a experiência vivenciada na elaboração de um projeto sobre as Florestas. A segunda parte deste relatório diz respeito à dimensão investigativa, onde é pautada a minha experiência de investigação – em contexto de jardim de infância II, numa instituição da rede pública. O estudo apresentado reflete a temática do conto de histórias e das consequentes estratégias e recursos a serem utilizados na sua dinamização, assim como a sua influência no envolvimento das crianças. Este estudo é de caráter qualitativo, assentando a recolha de dados na observação e na entrevista. Os resultados obtidos espelham a importância de se dinamizar a hora do conto através de estratégias e recursos diferenciados (livro físico, percurso motor, avental que conta histórias, …), percecionando que maior será o envolvimento da criança, quanto maior a dinâmica implementada no conto.pt_PT
dc.identifier.tid203107900pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7895
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectExploraçãopt_PT
dc.subjectHora do contopt_PT
dc.subjectLiteratura Infantilpt_PT
dc.titleA Educação de Infância e o Conto de Históriaspt_PT
dc.title.alternativeRefletindo e Investigando o Envolvimento da Criança com Estratégias e Recursos Diferenciadospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files