Publication
A Educação de Infância e o Conto de Histórias
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Leal, Rita Alexandra Bettencourt | |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de | pt_PT |
dc.contributor.author | Monteiro, Marta Inês Pereira | |
dc.date.accessioned | 2022-11-29T14:11:35Z | |
dc.date.available | 2022-11-29T14:11:35Z | |
dc.date.issued | 2022-06-28 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte diz respeito a uma dimensão reflexiva que abrange o meu percurso ao longo de três semestres em Práticas de Ensino Supervisionadas, dividindo-se em três capítulos. O primeiro capítulo refere as vivências e os desafios em contexto de creche, o segundo capítulo abrange as vivências em contexto de Jardim de Infância I e todo o desafio desta Prática Pedagógica, tendo sido principalmente vivenciada à distância, devido ao covid-19. O terceiro capítulo reflete o regresso ao regime presencial, em contexto de Jardim de Infância II, focando as aprendizagens e apresentando ainda a experiência vivenciada na elaboração de um projeto sobre as Florestas. A segunda parte deste relatório diz respeito à dimensão investigativa, onde é pautada a minha experiência de investigação – em contexto de jardim de infância II, numa instituição da rede pública. O estudo apresentado reflete a temática do conto de histórias e das consequentes estratégias e recursos a serem utilizados na sua dinamização, assim como a sua influência no envolvimento das crianças. Este estudo é de caráter qualitativo, assentando a recolha de dados na observação e na entrevista. Os resultados obtidos espelham a importância de se dinamizar a hora do conto através de estratégias e recursos diferenciados (livro físico, percurso motor, avental que conta histórias, …), percecionando que maior será o envolvimento da criança, quanto maior a dinâmica implementada no conto. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203107900 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7895 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento | pt_PT |
dc.subject | Exploração | pt_PT |
dc.subject | Hora do conto | pt_PT |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_PT |
dc.title | A Educação de Infância e o Conto de Histórias | pt_PT |
dc.title.alternative | Refletindo e Investigando o Envolvimento da Criança com Estratégias e Recursos Diferenciados | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |