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O impacto da ligação ao destino turístico e da sustentabilidade ambiental na intenção comportamental mediado pela experiência, identificação e satisfação do turista

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Alzira Maria Ascensão
dc.contributor.authorHenriques, Ana Cristina Diniz
dc.date.accessioned2023-01-13T14:00:12Z
dc.date.available2023-01-13T14:00:12Z
dc.date.issued2022-10-10
dc.description.abstractOs destinos turísticos apostam cada vez mais na oferta de serviços baseados na economia da experiência, criando momentos memoráveis associados aos diferentes elementos que os compõem, de forma a potenciar a sua vantagem competitiva. Além desta tendência crescente, à qual foi necessário recorrer em maior força no seguimento do impacto causado pela pandemia da Covid-19, o fator sustentabilidade ambiental também se evidenciou como crítico na construção de experiência geradoras de satisfação e intenções comportamentais face a esses destinos. É neste âmbito, e dado o enorme impacto que este sector tem na economia, que a presente investigação pretende avaliar o nível de impacto que a ligação ao destino e sua sustentabilidade ambiental tem na intenção comportamental do turista e de que forma este impacto é mediado por outros determinantes como a experiência, identificação e satisfação do turista. Por tal, com base em informação recolhida através de questionário numa amostra de 256 clientes que tiveram uma experiência num destino turístico português, estimou-se um modelo de equações estruturais, utilizando o software Partial Least Squares (PLS). Os resultados indicam que a experiência do cliente é influenciada positivamente pela sustentabilidade ambiental do destino turístico e pela ligação cognitiva e afetiva do turista ao destino. Apenas as experiências sensoriais e relacionais explicam a satisfação dos turistas, talvez porque o destino preferencial seja um destino de sol e praia, o Algarve. A intenção comportamental de voltar a repetir o destino é positivamente influenciada pelas experiências sensoriais e pela satisfação, revelando estas exercer um papel mediador entre a ligação afetiva e cognitiva ao destino e a intenção comportamental. A investigação contribui assim para um melhor entendimento e reconhecimento, em contexto de marketing, da crescente importância da experiência do cliente, da forma como ela deverá ser construída e alimentada por outras variáveis como o engagement criado e a sustentabilidade ambiental das marcas (destinos), bem como a forma como essa experiência e satisfação que dela advêm são determinantes na construção da intenção comportamental (intenção de revisitar, WOM positivo, recomendação).pt_PT
dc.identifier.tid203161815pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7994
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectExperiência do clientept_PT
dc.subjectLigação do clientept_PT
dc.subjectIdentificação do clientept_PT
dc.subjectSustentabilidade ambientalpt_PT
dc.subjectIntenção comportamentalpt_PT
dc.subjectSatisfação do turistapt_PT
dc.titleO impacto da ligação ao destino turístico e da sustentabilidade ambiental na intenção comportamental mediado pela experiência, identificação e satisfação do turistapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpt_PT

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