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- Examining the neighborhood environment walkability scale in a sample of college students: Psychometric testing and predictive analysisPublication . Figueiredo, Nuno; Monteiro, Diogo; Rodrigues, FilipeBackground: Despite the known benefits of physical activity (PA), physical inactivity levels have grown over the last years. Since most individuals in developed countries rely on their private cars for transportation, the promotion of active modes of transport, such as walking or cycling, is a possible and viable strategy to encourage active living among workers and students. Evidence supports the important role of the built environment in the modulation of PA and active commuting patterns. However, the role of the built environment in quality of life is less clear. Methods: The main purpose of the present study is to adapt and validate the NEWS-A, one of the most popular measures of perceived neighborhood environment, in a sample of Portuguese college students (NEWS-A-PT). A CFA was conducted, in order to examine the factorial structure of the mentioned instrument. This study also aims to explore how perceived neighborhood environment characteristics relate to PA and quality of life. Results: In general, the NEWS-A-PT displayed acceptable levels of temporal reliability, and the revised 32-item model provided acceptable fit to the data. Additionally, significant correlations were found between NEWS-A-PT factors and indicators of PA and quality of life. Conclusions: The present study provides empirical support for the validity and reliability of the six-factor and 32-item version of the NEWS-A-PT for Portuguese college students. It also supports the assumption that perceived neighborhood environment characteristics are associated with both PA and quality of life.
- Os determinantes da escolha do destino Portugal pelos turistas brasileiros: o papel da busca por informação online (ZMOT)Publication . Ferreira, Karina Vargas; Marques, Alzira Maria AscensãoDiante da importância do turismo na economia mundial e da enorme concorrência entre os destinos turísticos, conhecer o perfil do consumidor/turista ganha relevância por poder contribuir para adequar as estratégias de marketing, de modo a criar ou sustentar vantagem competitivas das organizações deste setor. Neste sentindo, o uso da Internet e de mídias sociais têm sido ferramentas úteis para o marketing turístico, uma vez que as experiências partilhadas influenciam as escolhas de outros indivíduos. A Google designa este modelo mental de procura por informações online, antes da tomada de decisão dos consumidores, como Zero Moment of Truth ou ZMOT. Nesse sentido, efetuou-se um estudo empírico com o objetivo de identificar alguns fatores determinantes para a escolha do destino Portugal pelos turistas brasileiros e como o Zero Moment of Truth (ZMOT), assente nas Online Customer Reviews (OCRs), pode influenciar nesta decisão. Além disso, averiguou-se se os atributos e a confiança no destino influenciavam a qualidade da experiência hedônica e se impactavam na lealdade ao destino. Com base na informação recolhida através de um questionário numa amostra de 191 brasileiros adultos, que tinha obrigatoriamente ter visitado Portugal pelo menos uma vez, realizou-se um estudo quantitativo, transversal e de natureza causal, com recurso à estimação de um modelo de equações estruturais através do partial least squares (PLS). Os resultados globais indicam que entre as motivações/necessidades (fatores push) dos inquiridos, o conhecimento, possivelmente se explica pela curiosidade do brasileiro em conhecer a terra de seus colonizadores e antepassados, impacta positivamente nos atributos do destino (fatores pull), que por sua vez, junto com os estímulos (informações disponíveis em múltiplas fontes/canais), têm efeito positivo na leitura e partilha espontânea de OCRs (comentários/avaliações/recomendações online), revelando estas uma influência positiva na compra/escolha do destino. Os turistas brasileiros justificaram a compra/escolha do destino Portugal pelas atrações turísticas e pela informação disponível que os fez crer que era a escolha certa, evidenciando que as OCRs representam de fato o momento zero da verdade (ZMOT), uma vez que eles já tinham a decisão quase tomada sobre o destino que pretendiam comprar antes de irem a uma loja física ou online de produtos/serviços de viagens, validando a utilidade do novo modelo mental de tomada de decisão. Além disso, constatou-se que a confiança exerce impacto positivo na qualidade da experiência hedônica e na lealdade, o que reforça a importância de envolver todos os stakeholders no processo de cocriação de imagem e comunicação, a fim de que se tornem verdadeiros embaixadores do destino turístico. Com base nos resultados obtidos, foram apresentadas as implicações teóricas para a gestão e para o marketing, na área do turismo, foram feitas recomendações e identificadas as limitações da investigação e, por fim, foram elencadas propostas para investigações futuras.
- O impacto da ligação ao destino turístico e da sustentabilidade ambiental na intenção comportamental mediado pela experiência, identificação e satisfação do turistaPublication . Henriques, Ana Cristina Diniz; Marques, Alzira Maria AscensãoOs destinos turísticos apostam cada vez mais na oferta de serviços baseados na economia da experiência, criando momentos memoráveis associados aos diferentes elementos que os compõem, de forma a potenciar a sua vantagem competitiva. Além desta tendência crescente, à qual foi necessário recorrer em maior força no seguimento do impacto causado pela pandemia da Covid-19, o fator sustentabilidade ambiental também se evidenciou como crítico na construção de experiência geradoras de satisfação e intenções comportamentais face a esses destinos. É neste âmbito, e dado o enorme impacto que este sector tem na economia, que a presente investigação pretende avaliar o nível de impacto que a ligação ao destino e sua sustentabilidade ambiental tem na intenção comportamental do turista e de que forma este impacto é mediado por outros determinantes como a experiência, identificação e satisfação do turista. Por tal, com base em informação recolhida através de questionário numa amostra de 256 clientes que tiveram uma experiência num destino turístico português, estimou-se um modelo de equações estruturais, utilizando o software Partial Least Squares (PLS). Os resultados indicam que a experiência do cliente é influenciada positivamente pela sustentabilidade ambiental do destino turístico e pela ligação cognitiva e afetiva do turista ao destino. Apenas as experiências sensoriais e relacionais explicam a satisfação dos turistas, talvez porque o destino preferencial seja um destino de sol e praia, o Algarve. A intenção comportamental de voltar a repetir o destino é positivamente influenciada pelas experiências sensoriais e pela satisfação, revelando estas exercer um papel mediador entre a ligação afetiva e cognitiva ao destino e a intenção comportamental. A investigação contribui assim para um melhor entendimento e reconhecimento, em contexto de marketing, da crescente importância da experiência do cliente, da forma como ela deverá ser construída e alimentada por outras variáveis como o engagement criado e a sustentabilidade ambiental das marcas (destinos), bem como a forma como essa experiência e satisfação que dela advêm são determinantes na construção da intenção comportamental (intenção de revisitar, WOM positivo, recomendação).