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Advisor(s)
Abstract(s)
É hoje amplamente reconhecido que os sistemas informáticos desempenham um papel fundamental
no estudo e interpretação de espaços arqueológicos. Uma das suas principais áreas
de aplicação é, seguramente, a reconstrução virtual de ambientes históricos, em particular os
que já não existem. Neste domínio, a forma como visualizamos tais ambientes é particularmente
importante para uma correcta interpretação arqueológica do espaço em causa, seja
ele qual for. No entanto, a busca pelo perfeccionismo na representação visual de um qualquer
cenário, está estritamente relacionada com a tecnologia de visualização usada para o
efeito.
O Sistema Visual Humano tem, na realidade, uma capacidade extraordinária e consegue
captar valores de intensidade e cromaticidade verdadeiramente astronómicos. No entanto,
grande parte dessa amplitude dinâmica não tem representação possível no modelo RGB,
usado praticamente na totalidade dos dispositivos de visualização actuais. High Dynamic
Range (HDR) é uma área de investigação que se dedica ao estudo de formas e métodos que
visam suprir essa lacuna. Para atingir tal intento, têm sido desenvolvidas novas técnicas
para a geração, armazenamento e representação de imagens que consigam preservar a (elevada)
amplitude dinâmica captada pelo Sistema Visual Humano. Neste artigo apresentamos
uma metodologia de trabalho que utiliza este novo paradigma de visualização onde o seu
potencial se apropria verdadeiramente, a arqueologia. Desse modo propomo-nos gerar imagens
de um dos mais belos e imponentes espaços existente nas ruínas da antiga cidade
Romana de Conimbriga, a Casa dos Repuxos. Para tal, iremos simular a visualização, com
recurso a imagens HDR, dos frescos e mosaicos lá existentes usando luminárias da época.
Description
Comunicação apresentada no V Congresso CAA Portugal de Aplicações Informáticas à Arqueologia, Leiria, 2007.
Keywords
Arqueologia Realidade virtual High Dynamic Range