Loading...
15 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 15
- Reconstrução de ambientes históricos utilizando VRML: o caso do Fórum Flaviano de ConimbrigaPublication . Gonçalves, Alexandrino José MarquesCada vez mais, a utilização das denominadas "novas tecnologias" na preservação e divulgação do património histórico e cultural da humanidade é uma realidade. No entanto, o acesso a alguns destes projectos, nomeadamente os que envolvem a utilização de técnicas de Realidade Virtual, é por norma bastante restrito e limitado, em virtude das especificidades técnicas usadas no seu desenvolvimento e/ou na sua visualização, que tornam inviável a disponibilização dos mesmos ao público em geral, por exemplo através da Internet. O Fórum Flaviano de Conimbriga, um dos monumentos mais emblemáticos da antiga cidade romana de Conimbriga, serviu de base a este nosso trabalho. O nosso objectivo foi disponibilizar uma reconstrução virtual deste monumento, mas fazê-lo de forma a torná-la acessível a qualquer pessoa através da Web, contribuindo para uma verdadeira democratização do saber. Assim, qualquer pessoa tem a possibilidade de efectuar uma visita virtual interactiva a um espaço grandioso e imponente, que já não se pode contemplar por se encontrar destruído quase na sua totalidade. Normalmente na realidade virtual disponível na Web, existem três conceitos aparentemente incompatíveis entre si: realismo, desempenho e tamanho do(s) ficheiro(s). No entanto, através da linguagem utilizada no desenvolvimento deste trabalho, o VRML, e potencializando as suas capacidades técnicas, principalmente ao nível da optimização, conseguiu-se aliar esses três conceitos num só trabalho: realismo (aprovado pelo Director do Museu Etnográfico de Conimbriga); desempenho (funciona perfeitamente num qualquer equipamento informático doméstico adquirido nos nossos dias); dimensão dos ficheiros (o ficheiro principal único VRML ocupa apenas 22 kb, possibilitando assim a disponibilização deste trabalho sem dificuldades através da Web, em http://lsm.dei.uc.pt/forum).
- Reconstructions of the past: how virtual can they be?Publication . Gonçalves, Alexandrino José Marques; Silva, Fernando; Mendes, António JoséSince the Middle Ages, perhaps even before, the questions related to the historical and cultural past, mainly to the level of archaeological findings, have exerted an enormous and mysterious allure on Man. Ever since then, Man has come up with methods and forms to recreate such places, in order to satisfy this recognized natural and ancestral curiosity associated to the human being. In these last few years, the number of projects involving historical reconstruction has increased significantly, due to two main factors: the technological developments that allow such designs to be accomplished more easily, with a larger impact, affecting a greater number of people; and the continuous and increasing interest of humanity about these questions related to cultural and architectural patrimony. This paper intends to present two virtual models developed using some optimization techniques that allowed the creation of realistic historical environments, but keeping low file sizes, so that they can be accessed anywhere by anyone. As a result, you can make your own historical tour at: The Flavian Forum of Conimbriga: http://www.forumflaviano.web.pt; House of Skeletons (Conimbriga): http://www.casadosesqueletos.web.pt
- Realidade virtual na reconstrução de ambientes históricos: o Fórum Flaviano de ConimbrigaPublication . Gonçalves, Alexandrino José Marques; Mendes, António JoséNeste artigo apresenta-se um trabalho desenvolvido no âmbito de uma dissertação de mestrado. Este consistiu na criação de uma reconstrução virtual do Fórum Flaviano de Conimbriga, um imponente conjunto arquitectónico de inegável valor histórico construído naquela cidade da época romana. Para isso foi utilizada a VRML – Virtual Reality Modeling Language, uma linguagem que permite a criação e disponibilização na Internet de ambientes virtuais, sendo possível a qualquer visitante “deslocar-se” no ambiente e, assim, aperceber-se melhor das suas características e das diversas perspectivas que era possível desfrutar sobre o Fórum real. Tendo em conta as limitações de acesso criadas pela grande dimensão dos ficheiros criados em projectos similares, foram utilizadas diversas técnicas de optimização que levaram a que os ficheiros resultantes tenham dimensão reduzida, facilitando assim o acesso pelos internautas em geral e pelos educadores e estudantes em particular. O artigo apresenta as principais motivações e opções de desenvolvimento, procurando demonstrar que, com trabalho e paciência, é possível criar ambientes interessantes que podem ser explorados do ponto de vista educativo nas mais diversas áreas disciplinares.
- High dynamic range - a gateway for predictive ancient lightingPublication . Gonçalves, Alexandrino José Marques; Magalhães, Luís; Moura, João; Chalmers, AlanIn the last few years, the number of projects involving historical reconstruction has increased significantly. Recent technologies have proven a powerful tool for a better understanding of our cultural heritage through which to attain a glimpse of the environments in which our ancestors lived. However, to accomplish such a purpose, these reconstructions should be presented to us as they may really have been perceived by a local inhabitant, according to the illumination and materials used back then and, equally important, the characteristics of the human visual system. The human visual system has a remarkable ability to adjust itself to almost all everyday scenarios. This is particularly evident in extreme lighting conditions, such as bright light or dark environments. However, a major portion of the visible spectra captured by our visual system cannot be represented in most display devices. High dynamic range imagery is a field of research which is developing techniques to correct such inaccuracies. This new viewing paradigm is perfectly suited for archaeological interpretation, since its high contrast and chromaticity can present us with an enhanced viewing experience, closer to what an inhabitant of that era may have seen. In this article we present a case study of the reconstruction of a Roman site. We generate high dynamic range images of mosaics and frescoes from one of the most impressive monuments in the ruins of Conimbriga, Portugal, an ancient city of the Roman Empire. To achieve the requisite level of precision, in addition to having a precise geometric 3D model, it is crucial to integrate in the virtual simulation authentic physical data of the light used in the period under consideration. Therefore, in order to create a realistic physical-based environment, we use in our lighting simulations real data obtained from simulated Roman luminaries of that time.
- Humanportal – A React.js case studyPublication . de Sousa, Mayelson; Gonçalves, Alexandrino José MarquesA constante evolução das tecnologias web tem originado o aparecimento de diversas frameworks e bibliotecas com o objetivo de melhorar o trabalho de quem desenvolve e a experiência de quem utiliza. No sentido de maximizar a satisfação do cliente e disporem de soluções de acordo com os padrões de atuais do mercado, as empresas devem adaptar os seus produtos, com particular enfoque nas soluções web-based, com vista a potenciar a usabilidade e a fluidez do seu uso. Neste sentido, este artigo apresenta um caso de estudo real, onde a empresa humansoft, adaptou uma das suas principais soluções, humanportal, a uma das mais recentes e mais utilizadas tecnologias web, o React.js. O React.js é uma ferramenta especialmente vocacionada para lidar com a camada de visualização de aplicações web e a sua aplicação no contexto empresarial, nomeadamente na área de gestão de recursos humanos, que é precisamente a área onde se enquadra o humanportal. Com este processo, o grau de satisfação dos clientes foi notório, tendo os mesmos destacado a maior flexibilidade e facilidade de utilização do produto, permitindo, desse modo, uma otimização e adequação dos processos de gestão.
- Metodologia para a geração de imagens High Dynamic Range em iluminação romanaPublication . Gonçalves, Alexandrino José Marques; Magalhães, Luís Gonzaga; Moura, João Paulo; Chalmers, AlanNum futuro muito próximo, o modo como veremos conteúdos num qualquer dispositivo de visualização irá sofrer profundas alterações. A luz captada pelo olho humano num simples passeio pela praia num radioso dia de sol, pode atingir valores de intensidade e cromaticidade verdadeiramente astronómicos. No entanto, grande parte dessa amplitude dinâmica não tem representação possível no modelo RGB, usado praticamente na totalidade dos dispositivos de visualização actuais. High Dynamic Range (HDR) é uma área de investigação que se dedica ao estudo de formas e métodos que visam suprir essa lacuna. Para atingir tal intento, têm sido desenvolvidas novas técnicas para a geração, armazenamento e representação de imagens que consigam preservar a elevada amplitude dinâmica captada pelo Sistema Visual Humano. Neste artigo apresentamos uma metodologia de trabalho que utiliza este novo paradigma de visualização onde o seu potencial é verdadeiramente apropriado, a arqueologia. A Casa dos Repuxos é o espaço mais belo e imponente existente nas ruínas de Conimbriga (Portugal) e que ainda hoje preserva alguns dos frescos e mosaicos originais. O nosso objectivo centra-se na geração de imagens HDR desses frescos e mosaicos iluminados por luminárias desse período, de modo a que a experiência visual seja a mais próxima possível de um habitante daquela mesma casa.
- An approach to (virtually) recreate historical findingsPublication . Gonçalves, Alexandrino José Marques; Silva, Fernando; Mendes, António JoséThe use of technologies in the preservation and dissemination of the Humanity historical and cultural heritage has become an increasing reality. However, access to some of these projects, namely those involving the use of Virtual Reality techniques, is often rather restricted and limited due to technical specificities used in its development and/or visualization. Availability to the general public, for instance through the Internet, becomes, then, impracticable. VRML (Virtual Reality Modeling Language) emerged from the desire to project World Wide Web to a new level, the three-dimensional level. However, even though there are not many alternatives, VRML is not used often. In fact, the number of projects available that use this language is lower than expected. Why? Generally the development of realistic VRML environments results in a set of big files that difficult its download. The complex calculations often necessary to display the virtual environment also create difficulties, since they demand too much for low end computers. This paper intends to present some VRML optimization techniques that allow the creation of a very low file size and a realistic historical environment that can be accessed from any current personal computer. As a result, you can make your own historical tour at: the Flavian Forum of Conimbriga: http://www.forumflaviano.web.pt; House of Skeletons (Conimbriga): http://www.casadosesqueletos.web.pt.
- VRML... porque não?Publication . Gonçalves, Alexandrino José Marques; Mendes, António JoséO VRML surgiu da ambição em projectar a World Wide Web para um outro nível, o nível tridimensional. No entanto, e mesmo sem grandes alternativas, o VRML não é muito utilizado. De facto, o número de trabalhos/projectos disponíveis na Web que utilizam esta linguagem é mais baixo do que o que seria de esperar. Será que isso deriva das características e funcionalidades do próprio VRML? O Fórum Flaviano de Conimbriga, um dos monumentos mais emblemáticos da antiga cidade romana de Conimbriga, serviu de base ao trabalho apresentado neste artigo. O nosso objectivo foi disponibilizar uma reconstrução virtual desse monumento, mas fazê-lo de forma a torná-la acessível a qualquer pessoa, nomeadamente através da Web, contribuindo para uma verdadeira democratização do saber. Normalmente quando se pretendem criar ambientes tridimensionais na Web há três conceitos aparentemente incompatíveis entre si: realismo, desempenho e dimensão do(s) ficheiro(s). No entanto, através da linguagem utilizada no desenvolvimento deste trabalho, o VRML, e tirando partido das suas potencialidades, principalmente ao nível da optimização, conseguiu-se aliar esses três conceitos num só trabalho: Realismo: comprovado por especialistas, particularmente pelo Director do Museu Monográfico de Conimbriga; Desempenho: funciona perfeitamente num qualquer equipamento informático doméstico adquirido nos dias de hoje; Dimensão dos ficheiros: o principal e único ficheiro VRML ocupa apenas 22 KB, e o trabalho na sua totalidade (com as texturas), não ultrapassa os 150 KB.
- Multisensory Augmented Reality in Cultural Heritage: Impact of Different Stimuli on Presence, Enjoyment, Knowledge and Value of the ExperiencePublication . Marto, Anabela; Melo, Miguel; Gonçalves, Alexandrino; Bessa, MaximinoLittle is known about the impact of the addition of each stimulus in multisensory augmented reality experiences in cultural heritage contexts. This paper investigates the impact of different sensory conditions on a user’s sense of presence, enjoyment, knowledge about the cultural site, and value of the experience. Five different multisensory conditions, namely, Visual, Visual + Audio, Visual + Smell, and Visual + Audio + Smell conditions, and regular visit referred to as None condition, were evaluated by a total of 60 random visitors distributed across the specified conditions. According to the results, the addition of particular types of stimuli created a different impact on the sense of presence subscale scores, namely, on spatial presence, involvement, and experienced realism, but did not influence the overall presence score. Overall, the results revealed that the addition of stimuli improved enjoyment and knowledge scores and did not affect the value of the experience scores. We concluded that each stimulus has a differential impact on the studied variables, demonstrating that its usage should depend on the goal of the experience: smell should be used to privilege realism and spatial presence, while audio should be adopted when the goal is to elicit involvement.
- AR Mobile Application to Enhance the Birdwatching ExperiencePublication . Venâncio, José; Marto, Anabela; Ascenso, Rita Margarida Teixeira; Rodrigues, Nuno; Gonçalves, Alexandrino José MarquesGuard@Lis application was developed to ease the birdwatching activity. The main purpose was to support the discovery and identification of bird species along a trail, encouraging the preservation and protection of nature. To create a new bird observation perspective since augmented reality features were developed to enhance the experience of birdwatching, ensuring the chance to watch even the most elusive birds. Adding animated 3D models of some birds allows the observation of these species that, for several reasons, may not be easy to encounter in their natural habitat when the user is making the trail. The solution is composed of a multiplatform app and a back-office. It is prepared to create routes with hotspots and improve the bird species list. This first version was designed with a route in the city of Leiria, having specific points along the way, defined for the observation of certain species. Guard@Lis application intends to encourage the didactic and educational facets, so the whole development process of this application was to create a guide that allows users to be able to identify and list the number of bird species found. At this stage, the app allows its users to trail the main historical and tourist points of Leiria and collect the bird species observed.