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Visualização de espaços arqueológicos usando High Dynamic Range

dc.contributor.authorGonçalves, Alexandrino José Marques
dc.contributor.authorMagalhães, Luís Gonzaga
dc.contributor.authorMoura, João Paulo
dc.contributor.authorChalmers, Alan
dc.date.accessioned2009-08-25T11:17:00Z
dc.date.available2009-08-25T11:17:00Z
dc.date.issued2007-11
dc.descriptionComunicação apresentada no V Congresso CAA Portugal de Aplicações Informáticas à Arqueologia, Leiria, 2007.pt
dc.description.abstractÉ hoje amplamente reconhecido que os sistemas informáticos desempenham um papel fundamental no estudo e interpretação de espaços arqueológicos. Uma das suas principais áreas de aplicação é, seguramente, a reconstrução virtual de ambientes históricos, em particular os que já não existem. Neste domínio, a forma como visualizamos tais ambientes é particularmente importante para uma correcta interpretação arqueológica do espaço em causa, seja ele qual for. No entanto, a busca pelo perfeccionismo na representação visual de um qualquer cenário, está estritamente relacionada com a tecnologia de visualização usada para o efeito. O Sistema Visual Humano tem, na realidade, uma capacidade extraordinária e consegue captar valores de intensidade e cromaticidade verdadeiramente astronómicos. No entanto, grande parte dessa amplitude dinâmica não tem representação possível no modelo RGB, usado praticamente na totalidade dos dispositivos de visualização actuais. High Dynamic Range (HDR) é uma área de investigação que se dedica ao estudo de formas e métodos que visam suprir essa lacuna. Para atingir tal intento, têm sido desenvolvidas novas técnicas para a geração, armazenamento e representação de imagens que consigam preservar a (elevada) amplitude dinâmica captada pelo Sistema Visual Humano. Neste artigo apresentamos uma metodologia de trabalho que utiliza este novo paradigma de visualização onde o seu potencial se apropria verdadeiramente, a arqueologia. Desse modo propomo-nos gerar imagens de um dos mais belos e imponentes espaços existente nas ruínas da antiga cidade Romana de Conimbriga, a Casa dos Repuxos. Para tal, iremos simular a visualização, com recurso a imagens HDR, dos frescos e mosaicos lá existentes usando luminárias da época.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/144
dc.language.isoporpt
dc.subjectArqueologiapt
dc.subjectRealidade virtualpt
dc.subjectHigh Dynamic Rangept
dc.titleVisualização de espaços arqueológicos usando High Dynamic Rangept
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapt
oaire.citation.titleV Congresso CAA Portugal de Aplicações Informáticas à Arqueologiapt
person.familyNameJosé Marques Gonçalves
person.givenNameAlexandrino
person.identifier.ciencia-id0F12-C50E-BFE2
person.identifier.orcid0000-0002-5966-3218
person.identifier.scopus-author-id35092342500
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typeconferenceObjectpt
relation.isAuthorOfPublication1114eda0-de42-4761-94ca-b48f98fc811f
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