Publication
Visualização de espaços arqueológicos usando High Dynamic Range
dc.contributor.author | Gonçalves, Alexandrino José Marques | |
dc.contributor.author | Magalhães, Luís Gonzaga | |
dc.contributor.author | Moura, João Paulo | |
dc.contributor.author | Chalmers, Alan | |
dc.date.accessioned | 2009-08-25T11:17:00Z | |
dc.date.available | 2009-08-25T11:17:00Z | |
dc.date.issued | 2007-11 | |
dc.description | Comunicação apresentada no V Congresso CAA Portugal de Aplicações Informáticas à Arqueologia, Leiria, 2007. | pt |
dc.description.abstract | É hoje amplamente reconhecido que os sistemas informáticos desempenham um papel fundamental no estudo e interpretação de espaços arqueológicos. Uma das suas principais áreas de aplicação é, seguramente, a reconstrução virtual de ambientes históricos, em particular os que já não existem. Neste domínio, a forma como visualizamos tais ambientes é particularmente importante para uma correcta interpretação arqueológica do espaço em causa, seja ele qual for. No entanto, a busca pelo perfeccionismo na representação visual de um qualquer cenário, está estritamente relacionada com a tecnologia de visualização usada para o efeito. O Sistema Visual Humano tem, na realidade, uma capacidade extraordinária e consegue captar valores de intensidade e cromaticidade verdadeiramente astronómicos. No entanto, grande parte dessa amplitude dinâmica não tem representação possível no modelo RGB, usado praticamente na totalidade dos dispositivos de visualização actuais. High Dynamic Range (HDR) é uma área de investigação que se dedica ao estudo de formas e métodos que visam suprir essa lacuna. Para atingir tal intento, têm sido desenvolvidas novas técnicas para a geração, armazenamento e representação de imagens que consigam preservar a (elevada) amplitude dinâmica captada pelo Sistema Visual Humano. Neste artigo apresentamos uma metodologia de trabalho que utiliza este novo paradigma de visualização onde o seu potencial se apropria verdadeiramente, a arqueologia. Desse modo propomo-nos gerar imagens de um dos mais belos e imponentes espaços existente nas ruínas da antiga cidade Romana de Conimbriga, a Casa dos Repuxos. Para tal, iremos simular a visualização, com recurso a imagens HDR, dos frescos e mosaicos lá existentes usando luminárias da época. | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/144 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.subject | Arqueologia | pt |
dc.subject | Realidade virtual | pt |
dc.subject | High Dynamic Range | pt |
dc.title | Visualização de espaços arqueológicos usando High Dynamic Range | pt |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Leiria | pt |
oaire.citation.title | V Congresso CAA Portugal de Aplicações Informáticas à Arqueologia | pt |
person.familyName | José Marques Gonçalves | |
person.givenName | Alexandrino | |
person.identifier.ciencia-id | 0F12-C50E-BFE2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5966-3218 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35092342500 | |
rcaap.rights | openAccess | |
rcaap.type | conferenceObject | pt |
relation.isAuthorOfPublication | 1114eda0-de42-4761-94ca-b48f98fc811f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1114eda0-de42-4761-94ca-b48f98fc811f |