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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The aim of this study is to analyze the visual content of the website visitalgarve.pt, in order to verify which online image is projected.
Despite the lack of consensus on a scale for measuring the image of the tourist destination, some attributes are usually determined for this analysis, such as climate, accommodation, historical and cultural, among others.
The methodology used was the analysis of the visual content of the website visitalgarve.pt. For this, a sample of 1601 photographs and videos was used. The images were collected using the ImageDownloader extension.
After a first selection of images, two researchers, separately, analyzed the photographs and videos and coded them into subcategories, considering their content, description, and captions.
The projected image of the Algarve is based on its natural attributes, on the accommodation it provides to tourists and on the diversity of tourist attractions and less on the attributes “culture and art”, “people” and “flora and fauna”.
This study identifies the visually projected strengths and weaknesses of the Algarve image. The indication of two new cognitive dimensions allows the Destination Management Organizations (DMO) to highlight the attributes that comprise them, as a differentiating and motivating factor for tourists to visit a particular destination.
O objetivo deste estudo é fazer uma análise do conteúdo visual do website visitalgarve.pt, no sentido de verificar qual a imagem online projetada do Algarve. Apesar da falta de consenso quanto a uma escala de medição da imagem do destino turístico, são geralmente identificados alguns atributos que ajudam a esta análise, como é o caso do clima, alojamento, atrações históricas e culturais, entre outros. A metodologia utilizada foi a análise do conteúdo visual do website visitalgarve.pt. Para isso, foi utilizada uma amostra de 1601 fotografias e vídeos. As imagens foram recolhidas através da extensão ImageDownloader. Depois de uma primeira seleção das imagens, dois investigadores, separadamente, analisaram as fotografias e vídeos e codificaram-nos em subcategorias, tendo em conta o seu conteúdo, descrição e legendas. A imagem projetada do Algarve assenta nos seus atributos naturais, nas acomodações que proporciona aos turistas e na diversidade de atrações turísticas e menos nos atributos “cultura e arte”, “pessoas” e “flora e fauna”. Este estudo identifica os pontos fortes e fracos projetados visualmente da imagem do Algarve. A indicação de duas novas dimensões cognitivas permite que as Organizações de Marketing de Destino (OMD) deem destaque aos atributos que as integram, como fator diferenciador e motivador para os turistas visitarem determinado destino.
O objetivo deste estudo é fazer uma análise do conteúdo visual do website visitalgarve.pt, no sentido de verificar qual a imagem online projetada do Algarve. Apesar da falta de consenso quanto a uma escala de medição da imagem do destino turístico, são geralmente identificados alguns atributos que ajudam a esta análise, como é o caso do clima, alojamento, atrações históricas e culturais, entre outros. A metodologia utilizada foi a análise do conteúdo visual do website visitalgarve.pt. Para isso, foi utilizada uma amostra de 1601 fotografias e vídeos. As imagens foram recolhidas através da extensão ImageDownloader. Depois de uma primeira seleção das imagens, dois investigadores, separadamente, analisaram as fotografias e vídeos e codificaram-nos em subcategorias, tendo em conta o seu conteúdo, descrição e legendas. A imagem projetada do Algarve assenta nos seus atributos naturais, nas acomodações que proporciona aos turistas e na diversidade de atrações turísticas e menos nos atributos “cultura e arte”, “pessoas” e “flora e fauna”. Este estudo identifica os pontos fortes e fracos projetados visualmente da imagem do Algarve. A indicação de duas novas dimensões cognitivas permite que as Organizações de Marketing de Destino (OMD) deem destaque aos atributos que as integram, como fator diferenciador e motivador para os turistas visitarem determinado destino.
Description
Keywords
Algarve Atributos da imagem Conteúdo visual Imagem do destino Image attributes Image of the destination Visual content
Pedagogical Context
Citation
Sousa, A. & Pais, S. (2021). Visual analysis of the projected image of destination: The case of the visitalgarve.pt website. Proceedings XIII Internacional Tourism Congress, Estoril, Portugal, October 27-29
Publisher
Estoril Higher Institute for Tourism and Hotel Studies