Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
57.45 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Ao longo dos anos a ideia do que é conteúdo apropriado para ser abordado em
contexto infantil tem vindo a mudar consideravelmente. A ideia de que a criança
deve ser protegida de tudo o que é desagradável ou perigoso tem vindo a ser
reformulada e hoje, mais do que nunca, acredita-se que a criança não deve ser vista
como um pequeno ser frágil, incapaz de lidar com conteúdo complexo, mas como
um cidadão racional que deve ser preparado para a sua futura inserção na sociedade
adulta (Renault, 2004).
Precisamos de quebrar a tendência que existe para ensinar a criança com base
num discurso “infantilizado” e no qual a natureza idílica da vida prevalece sobre qualquer
outro elemento. A noção do que é tabu não é propriamente criado pela criança,
mas sim pelo adulto, para a criança (Salisbury & Styles, 2015). É neste sentido que o
designer precisa de intervir, evidenciando as capacidades exploratórias, disruptivas
e criativas do design gráfico para potenciar os formatos e os meios através dos quais
temáticas “tabu” podem ser abordadas, promovendo a reflexão crítica na infância e
formando, por sua vez, cidadãos mais conscientes do mundo que os envolve.
Savater (1997) inicia a sua obra “O valor de educar” refletindo sobre a noção de
que “a criança não é uma garrafa que há que encher, mas um fogo que é necessário
atear". Tendo por base este pensamento, a investigação teórica presente nesta
dissertação deve ser tida como um trabalho de reflexão sobre o poder da ilustração
e do formato físico dos álbuns ilustrados como mediadores para a mudança de
consciências. O nosso propósito passa por entender: a importância da ilustração
como promotora do pensamento reflexivo e intermediária de uma mensagem
tradicionalmente considerada controversa em contexto infantil; e o álbum ilustrado,
um objeto tão presente no dia-a-dia da criança, como ferramenta exploratória
interativa que potencia a interiorização de noções complexas.
Investigaremos, mediante uma metodologia qualitativa, aspetos ligados: às fases
de desenvolvimento da criança e à função da ilustração em contexto infantil; ao
poder do álbum ilustrado enquanto mediador de uma mensagem e as suas características
formais; e à possibilidade das narrativas visuais poderem abordar temáticas
tabu e quebrar paradigmas em contexto infantil. Procuraremos ainda aqui analisar
estudos de caso que ajudem a compreender e a clarificar abordagens a utilizar para
que se consiga dar, com mais certezas, resposta às questões levantadas.
Após a fundamentação teórica e criadas as condições para uma argumentação coerente, a investigação terá como resultado prático, através de uma metodologia ativa
e exploratória, o desenvolvimento de um álbum ilustrado que procurará explorar
um tema tabu. Através das suas páginas irão ser quebradas convenções estereotipadas
com base no género com o intuito de criar um objeto que permita à criança refletir
e questionar noções de igualdade de género e pluralidade de padrões na sociedade
contemporânea .
Description
Keywords
Design Gráfico Ilustração Álbum Ilustrado Tabu Pensamento Crítico