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Authors
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Abstract(s)
Esta comunicação pretende refletir sobre a valorização das inteligências múltiplas (Gardner, 1995) no processo
pedagógico. Acreditamos que a escola deve ser vivenciada como um lugar de afetos, em que a comunidade
educativa goste de estar, no sentido de que todos e cada um dos agentes educativos se possam desenvolver em
termos humanos, num processo de educação ao longo da vida.
Através do desenvolvimento de atividades centradas na relação dialógica proposta por Paulo Freire (2007), será
problematizada a necessidade de uma ética do encontro (Najmanovich, 2016) e do desenvolvimento de práticas
pedagógicas que contribuem para que os alunos desenvolvam todo o seu potencial humano, partindo dos seus
talentos individuais. As práticas pedagógicas desenvolvidas no exercício da pedagogia do laço e do afeto
permitem o desenvolvimento de todo o potencial dos alunos, valorizando assim as diversas inteligências.
O professor assume aqui um papel primordial, contribuindo para que o aluno se emocione e se envolva, para
desenvolver as aprendizagens e as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória. Serão problematizadas estratégias promotoras do sucesso, centradas na educação da mente (saber saber), do coração (saber ser/estar) e das mãos (saber-fazer), pois só assim se poderá promover o bem-estar a
paz e a realização plena em contexto escolar (saber conviver com os outros). Com estas estratégias procura
contribuir-se para o “pleno desenvolvimento da personalidade humana e o fortalecimento do respeito pelos
direitos humanos e pelas liberdades fundamentais”, tal como prevê o art. 26.º da Declaração Universal dos
Direitos Humanos.
Description
Keywords
Sucesso Inteligências múltiplas Aprendizagem
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP)