Repository logo
 
Publication

A valorização das inteligências múltiplas: um aliado no processo pedagógico

dc.contributor.authorMadureira, Cristiana
dc.date.accessioned2023-12-13T14:00:40Z
dc.date.available2023-12-13T14:00:40Z
dc.date.issued2022-07-12
dc.date.updated2023-12-01T22:03:03Z
dc.description.abstractEsta comunicação pretende refletir sobre a valorização das inteligências múltiplas (Gardner, 1995) no processo pedagógico. Acreditamos que a escola deve ser vivenciada como um lugar de afetos, em que a comunidade educativa goste de estar, no sentido de que todos e cada um dos agentes educativos se possam desenvolver em termos humanos, num processo de educação ao longo da vida. Através do desenvolvimento de atividades centradas na relação dialógica proposta por Paulo Freire (2007), será problematizada a necessidade de uma ética do encontro (Najmanovich, 2016) e do desenvolvimento de práticas pedagógicas que contribuem para que os alunos desenvolvam todo o seu potencial humano, partindo dos seus talentos individuais. As práticas pedagógicas desenvolvidas no exercício da pedagogia do laço e do afeto permitem o desenvolvimento de todo o potencial dos alunos, valorizando assim as diversas inteligências. O professor assume aqui um papel primordial, contribuindo para que o aluno se emocione e se envolva, para desenvolver as aprendizagens e as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Serão problematizadas estratégias promotoras do sucesso, centradas na educação da mente (saber saber), do coração (saber ser/estar) e das mãos (saber-fazer), pois só assim se poderá promover o bem-estar a paz e a realização plena em contexto escolar (saber conviver com os outros). Com estas estratégias procura contribuir-se para o “pleno desenvolvimento da personalidade humana e o fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais”, tal como prevê o art. 26.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8471-50-5
dc.identifier.slugcv-prod-3415376
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9086
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP)pt_PT
dc.relationU.Porto - Centre for Research and Intervention in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectSucessopt_PT
dc.subjectInteligências múltiplaspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleA valorização das inteligências múltiplas: um aliado no processo pedagógicopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleU.Porto - Centre for Research and Intervention in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00167%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage183pt_PT
oaire.citation.startPage181pt_PT
oaire.citation.titleIX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação A Redefinição da Escola Portuguesapt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameMadureira
person.givenNameCristiana de Sousa Pizarro Bravo
person.identifier.ciencia-idAB15-05C5-5A18
person.identifier.orcid0000-0002-2167-849X
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.cv.cienciaidAB15-05C5-5A18 | CRISTIANA DE SOUSA PIZARRO BRAVO MADUREIRA
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf
relation.isProjectOfPublication613ac3eb-575d-491d-be13-85d1785f1810
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery613ac3eb-575d-491d-be13-85d1785f1810

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
OBVIEA_redefinicI_aI_o_da_escola_portuguesa.pdf
Size:
343.89 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: