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Trabalho colaborativo docente: Metamorfose pandémica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRebelo, Isabel Sofia Godinho da Silvapt_PT
dc.contributor.authorSerrano, António Frederico Heissein Madeira
dc.date.accessioned2022-03-07T11:57:14Z
dc.date.available2022-03-07T11:57:14Z
dc.date.issued2021-10-25
dc.description.abstractAs interações colaborativas no contexto organizacional escolar são de grande importância para capacitar os professores que partilham um propósito comum, cuja finalidade principal é criar um impacto positivo no ensino e na aprendizagem dos alunos. O estudo que apresentamos visa caracterizar a situação atual do trabalho colaborativo docente desenvolvido numa escola do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (CEB), situada na cidade de Leiria, e a forma como ele é percecionado por estes docentes. Pretendemos igualmente apurar algumas das suas condições facilitadoras e dos seus fatores de dificultação. Este projeto, concretizado com recurso a técnicas qualitativas e quantitativas, coincidiu com a disseminação da pandemia pelo vírus SARS-CoV-2, ou Coronavirus Disease 2019 (Covid-19). O inquérito por questionário, instrumento metodológico selecionado para este trabalho, sujeito a validação prévia, teve lugar durante a primeira fase de ensino remoto generalizado em Portugal, originado pela referida pandemia, revelando perspetivas inéditas e novas formas de reflexão sobre o trabalho colaborativo. Para além deste inquérito, foi também elaborada uma análise às referências ao trabalho colaborativo docente, constante em documentação institucional daquele estabelecimento de ensino. A análise dos resultados deste projeto, de uma maneira geral, situa-se dentro dos parâmetros da bibliografia existente sobre esta problemática. Entre outras conclusões, os respondentes atribuem uma importância inequívoca à colaboração docente no âmbito do desenvolvimento profissional e consideram que o trabalho colaborativo tem uma influência positiva nos processos de ensino e aprendizagem, embora encontrem alguns obstáculos à sua concretização. Constatámos a existência de alguma reserva nas respostas relacionadas com a articulação entre os professores dos diferentes anos e ciclos (2.º e 3.º CEB) e sobretudo no âmbito do trabalho interdisciplinar, facto que a informação recolhida no corpus documental permitiu confirmar. Da análise dos inquéritos concluímos ainda que os respondentes revelaram o estabelecimento de novas formas positivas de trabalho colaborativo, originadas pelo confinamento devido à pandemia por Covid-19, mudança repentina, à qual metaforicamente chamámos Metamorfose pandémica, e pudemos perceber que a maioria dos professores que respondeu ao inquérito considera possível e útil dar continuidade a algumas destas formas de trabalho. Verificámos a perceção da existência de fomento e de reconhecimento do trabalho colaborativo por parte dos órgãos diretivos da escola; contudo, notámos também alguma hesitação quanto à desejável integração efetiva do trabalho colaborativo no horário semanal de trabalho.pt_PT
dc.identifier.tid202955800pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6739
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectGestão escolarpt_PT
dc.titleTrabalho colaborativo docente: Metamorfose pandémicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolarespt_PT

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Rel. de Projeto - A. Frederico H. M. Serrano_após correções formais.pdf
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