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Abstract(s)
As interações colaborativas no contexto organizacional escolar são de grande importância para capacitar os professores que partilham um propósito comum, cuja finalidade principal é criar um impacto positivo no ensino e na aprendizagem dos alunos. O estudo que apresentamos visa caracterizar a situação atual do trabalho colaborativo docente desenvolvido numa escola do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (CEB), situada na cidade de Leiria, e a forma como ele é percecionado por estes docentes. Pretendemos igualmente apurar algumas das suas condições facilitadoras e dos seus fatores de dificultação.
Este projeto, concretizado com recurso a técnicas qualitativas e quantitativas, coincidiu com a disseminação da pandemia pelo vírus SARS-CoV-2, ou Coronavirus Disease 2019 (Covid-19). O inquérito por questionário, instrumento metodológico selecionado para este trabalho, sujeito a validação prévia, teve lugar durante a primeira fase de ensino remoto generalizado em Portugal, originado pela referida pandemia, revelando perspetivas inéditas e novas formas de reflexão sobre o trabalho colaborativo. Para além deste inquérito, foi também elaborada uma análise às referências ao trabalho colaborativo docente, constante em documentação institucional daquele estabelecimento de ensino.
A análise dos resultados deste projeto, de uma maneira geral, situa-se dentro dos parâmetros da bibliografia existente sobre esta problemática.
Entre outras conclusões, os respondentes atribuem uma importância inequívoca à colaboração docente no âmbito do desenvolvimento profissional e consideram que o trabalho colaborativo tem uma
influência positiva nos processos de ensino e aprendizagem, embora encontrem alguns obstáculos à sua concretização.
Constatámos a existência de alguma reserva nas respostas relacionadas com a articulação entre os professores dos diferentes anos e ciclos (2.º e 3.º CEB) e sobretudo no âmbito do trabalho interdisciplinar, facto que a informação recolhida no corpus documental permitiu confirmar.
Da análise dos inquéritos concluímos ainda que os respondentes revelaram o estabelecimento de novas formas positivas de trabalho colaborativo, originadas pelo confinamento devido à pandemia por Covid-19, mudança repentina, à qual metaforicamente chamámos Metamorfose pandémica, e pudemos perceber que a maioria dos professores que respondeu ao inquérito considera possível e útil dar continuidade a algumas destas formas de trabalho.
Verificámos a perceção da existência de fomento e de reconhecimento do trabalho colaborativo por parte dos órgãos diretivos da escola; contudo, notámos também alguma hesitação quanto à desejável integração efetiva do trabalho colaborativo no horário semanal de trabalho.
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Keywords
Trabalho colaborativo Formação de professores Gestão escolar