Repository logo
 
Publication

Observar e intervir na prática pedagógica de forma a compreender as potencialidades do brincar no espaço da casinha

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorLuís, Joana Alexandra Soares de Freitas
dc.contributor.advisorBernardo, Joana Filipa da Costa
dc.contributor.authorSebastião, Ana Sofia Henriques
dc.date.accessioned2025-12-04T15:34:41Z
dc.date.available2025-12-04T15:34:41Z
dc.date.issued2025-11-13
dc.description.abstractEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância. O mesmo é constituído por duas partes: a dimensão reflexiva (subdividida em três capítulos, que relatam e analisam três momentos de Prática Pedagógica (PP) que permitiram a realização de uma viagem pelo crescimento pessoal e profissional da mestranda) e a dimensão investigativa (que integra um enquadramento teórico, um estudo empírico realizado durante uma das PP, a apresentação e discussão de resultados desse mesmo estudo e as respetivas conclusões). A investigação teve como questão de partida, potencialidades do espaço da casinha para um grupo de crianças de jardim de infância da rede pública da região de Leiria . Os objetivos de investigação foram os seguintes: i) refletir sobre possíveis alterações no espaço da casinha; ii) conhecer a perspetiva da educadora e das crianças face a possíveis alterações no espaço da casinha; e compreender o tipo de brinquedos usados e as brincadeiras realizadas na área da casinha antes e após a intervenção realizada; Recorreu-se a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados para realizar este estudo, a saber: i) observações participante na área da casinha e registo de notas de campo; ii) conversas com as crianças; iii) e entrevista à educadora cooperante. Os resultados do estudo realizado revelam que o espaço da casinha tem potencialidades. O brincar no espaço da casinha antes e após uma reestruturação do mesmo proporcionou a participação das crianças e momentos de brincadeira diversos. As brincadeiras promoveram o faz-de-conta/jogo-simbólico, através da representação de diversos papéis, por parte das crianças. Por fim, o faz-de-conta permitiu a comunicação e a socialização das crianças (noção de empatia, partilha e responsabilidade), a realização de aprendizagens significativas, e proporcionou momentos de segurança e felicidade às crianças.por
dc.identifier.tid204063523
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/14879
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectÁrea da casinha
dc.subjectBrincar
dc.subjectEducação de Infância
dc.subjectEspaços Educativos
dc.subjectTransformação de áreas
dc.titleObservar e intervir na prática pedagógica de forma a compreender as potencialidades do brincar no espaço da casinhapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada- Ana Sofia Henriques Sebastião.pdf
Size:
31.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: